Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Onda de calor e máximas de 40°C no Rio Grande do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Getty Images. 

 

O verão ainda nem começou mas o calorão se espalha pelo Rio Grande do Sul. O tempo é firme por todo o Rio Grande do Sul nesta quarta (07) e quinta-feira (08), com o aumento do calor principalmente nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha Gaúcha e Missões e máximas que passam dos 37°C. A umidade do ar já fica comprometida nestes dias, com valores entre 12 e 20% na Fronteira Oeste e Campanha gaúcha e entre 21 e 30% nas demais áreas do estado, exceto o litoral onde os valores são acima dos 50%.

 

Estas altíssimas temperaturas acontecem devido à presença de uma grande massa de ar seco e quente na América do Sul, elevando as temperaturas durante a tarde em todo o Rio Grande do Sul, Paraguai e norte da Argentina. 

 

Calorão aumenta ainda mais nesta sexta-feira (09)

 

Destaca-se temperaturas elevadas, de mais de 40°C em áreas da Fronteira Oeste, como Uruguaiana, na sexta-feira (09), pois, além da onda de calor, há o efeito pré-frontal, que intensifica os ventos do quadrante norte, antes do sistema frontal chegar na região, que traz o ar mais quente do interior do Brasil para o estado gaúcho. Todo o Rio Grande do Sul terá temperaturas elevadas na sexta-feira (09). Em Porto Alegre, a previsão indica 38°C na tarde de sexta-feira (09).

 

WhatsApp Image 2022-12-06 at 10.02.20.

Temperaturas elevadas nesta semana em todo o Rio Grande do Sul. Fonte: Cosmo-INMET. 


Risco de Queimadas

 

Com todo esse ar seco e muito quente, o estado do Rio Grande do Sul entra em alerta com a formação de focos de queimadas. A umidade em solo está baixa e a própria Defesa Civil estadual chama atenção para a formação de focos de queimadas nesta semana, especialmente em áreas de pastagens da fronteira oeste. 

 

WhatsApp Image 2022-12-06 at 10.05.04.

Risco de queimadas para essa quarta-feira (07). 


Chuva retorna no final da sexta-feira (09) na fronteira gaúcha 

 

Ao final da sexta-feira (09), pancadas de chuva, com raios voltam a atingir as regiões da Fronteira Oeste, Campanha Gaúcha, centro sul e sul do Rio Grande do Sul em forma de pancadas isoladas, por conta da frente fria e também de um cavado meteorológico que avança ao estado. 

 

Atenção, a chuva se espalha por todo o Rio Grande do Sul neste final de semana, com risco para temporais, rajadas de vento e possibilidade de granizo, e isso se deve a uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do estado, além do calor e da alta umidade, e principalmente por um cavado meteorológico, tanto no sábado (10) quanto no domingo (11).

 

Até o dia 12 de dezembro, segunda-feira, é esperado que os maiores acumulados de chuva fiquem concentrados no noroeste e sul do Rio Grande do Sul, com valores entre 20 e 50mm, na média. De acordo com os modelos numéricos de previsão do tempo.

Onda de calor também na Argentina e Paraguai

 

A forte onda de calor desta semana também atinge a Argentina e o Paraguai


De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN Argentina), as temperaturas já chegaram aos 43°C em Rivadavia, 41°C em Rioja e 40°C em Santa Rosa. Também há alerta de temperaturas de 40°C a 45°C no norte da Argentina. 

 

Nem a Patagônia está fora da rota desta onda de calor, de quarta (07) a sexta (09), previsão de temperaturas entre 30 e 35°C de máxima. Na província de Buenos Aires, ventos de leste favorecem temperaturas mais moderadas em áreas costeiras, mas mesmo assim, a Região Metropolitana de Buenos Aires se aproxima de temperaturas entre 33°C e 35°C ao longo da semana. 

 

ARG_pentadatmax_1 (1)

Previsão de temperatura máxima na Argentina até o próximo sábado (10). 

 

Curiosidade: A cidade de Rivadavia, Argentina, registra o maior recorde de temperatura da América do Sul, com 48,9°C observados em 11 de dezembro de 1905. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias