Oferecido por
A umidade ainda presente na atmosfera, com o tempo aberto, as temperaturas mais baixas entre madrugada e manhã, além da perda radiativa, provoca a ocorrência de nevoeiro no amanhecer desta quinta (08), e também na madrugada e manhã de sexta-feira (09).
O fenômeno pode ser registrado nos campos de cima da serra, na serra catarinense, litoral de Santa Catarina e do Paraná, capitais, São Paulo e Curitiba e no Vale do Ribeira.
Muita atenção com a visibilidade reduzida!
Foto: Getty Images
Lembrando que o Nevoeiro é um tipo de nuvem estratiforme que se forma na superfície ou muito próximo a ela, e que afeta seriamente a visibilidade. Ou seja, a visibilidade horizontal fica abaixo dos 1000 metros. Exemplificando, o nevoeiro é um monte de gotículas de água no ar, próximo ao solo, formadas pela alta umidade e pela baixa temperatura. Já a névoa úmida é menos densa que o nevoeiro e sua visibilidade horizontal varia entre 1000 e 10000 metros.
Entenda a diferença de nevoeiro, névoa úmida e névoa seca
Vale reforçar que há vários tipos de nevoeiro, como os topográficos, os relacionados com rios e com sistemas frontais, além da perda radiativa.