Oferecido por
Foto: Getty Images.
Áreas de instabilidade continuam se espalhando pelo Brasil e juntamente com a disponibilidade de umidade, influenciam na formação de nuvens bastante carregadas sobre o Centro-Oeste e Centro-Sul do país.
Na última terça-feira (06), foi registrada a ocorrência de um tornado, no Distrito-Federal, em Goiás. Este fenômeno acontece com a formação de nuvens de tempestade - com grande dimensão vertical - que formam um funil, devido ao encontro das massas de ar quente e frio, e tocam o solo.
Na quarta-feira (07), pode chover forte e de forma mais intensa principalmente, no estado do Rio De Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, norte de São Paulo e sul do Espírito Santo. O sul de Goiás e o nordeste de Mato Grosso do Sul também são influenciados pelas instabilidades e poderão acumular grandes volumes de precipitação.
Condições de alagamentos, extravasamento e enchentes. Foto: Getty Images.
Na quinta-feira (08), o sistema avança um pouco mais, levando chuva forte as áreas baianas que fazem divisa com o estado mineiro. Em Goiás, incluindo o Distrito Federal, no norte de Minas, e no centro-norte do Espírito Santo, ainda poderá ocorrer chuva frequente e com forte intensidade. Estas áreas ficam em alerta para temporais, que poderão vir acompanhados de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Devido às fortes chuvas dos últimos dias, não se descarta a possibilidade de alagamentos, deslizamentos e inundações em algumas dessas regiões. Já no sul do Espírito Santo, no centro de Minas, no sul de Goiás, no norte do Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul da Bahia, também há previsão para chuva com moderada a forte intensidade no decorrer do dia.
Na sexta feira (09), as instabilidades se intensificam, chegando até o sul do Tocantins e leste do Mato Grosso. A maior parte do estado de Goiás, o sul baiano, e o norte mineiro e capixaba, também continuam com condições para chuva forte e mais volumosa. Nestas áreas ainda poderá chover a qualquer hora do dia e de forma frequente e mais intensa.
No final de semana (10 e 11), o volume da chuva diminui um pouco nestes estados, mas ainda poderão ocorrer pancadas de chuva, por vezes forte, em algumas áreas