Oferecido por
Foto: Gety Images.
O tempo mudo no decorrer deste sábado (17) em São Paulo. A aproximação da frente fria criará condições para pancadas de chuva fortes, seguidas por fortes rajadas de vento, raios e até mesmo queda de granizo. Os últimos dias da primavera e o começo do verão serão marcados por chuva EXTREMAMENTE volumosa, com perigo em todo o litoral paulista devido à chuva que vem frequente, intermitente e com volumes de 100 a 200 mm e gera amplas condições de alagamento, deslizamentos de terra e enchentes.
O Litoral Norte de São Paulo e Vale do Paraíba, cidades como Ubatuba, Taubaté, Lorena e Caraguatatuba serão amplamente atingidos pela chuva volumosa. De domingo (18) até o primeiro dia do verão (21), o céu ficará fechado e a chuva vem a qualquer momento do dia, o volume total esperado para o período varia de 150 a 200 mm de chuva. Os ventos também ficam fortes, soprando do oceano para o continente.
No Litoral Sul, incluindo toda a Baixada Santista, a chuva começa na noite do sábado (17) e se estende até a quarta-feira (21). A noite de segunda-feira (19), toda a terça (20) e quarta-feira (21) serão marcados por chuvas fortes, volumosas e intermitentes. O sol não aparece, por isso, esfria e a sensação térmica é desagradável, devido ao vento forte, úmido e sem aberturas de sol. A previsão para a Baixada Santista é de aproximadamente 100 mm.
Previsão de chuva volumosa no leste paulista até o final da primavera.
A Região Metropolitana de São Paulo também não fica de fora dessa chuvarada. A nebulosidade aumenta mais no domingo, com chuva e ventos ganhando força. O volume também é expressivo e há condições de transtornos relacionados à chuva. Previsão de acumulados até meados da semana que vem, na ordem de 80 mm.
O mar fica agitado, não chega a ser ressaca, mas as ondulações aumentam. Por isso, dificulta ainda mais o escoamento das águas e agrava as condições para alagamentos e inundações costeiras.
Risco válido para todo o estado de São Paulo devido o aumento da chuva nos próximos dias
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta: há condições para chuvas intensas acompanhadas por descargas elétricas e ventania. Ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios, ventos e granizo.
Qual o motivo da chuva volumosa sobre o leste paulista
As condições meteorológicas favoráveis a essa chuva forte e volumosa por São Paulo está associada à aproximação e passagem de um sistema frontal (entre os dias 18 e 19/12) depois, uma pista de ventos constantes e úmidos, com direção do oceano para a costa, favorecidos pelo giro da alta pressão atmosférica e mais o início da formação de um sistema de baixa pressão (entre os dias 20 e 23/12) próximo ao litoral do Rio De Janeiro, fatores que fortalecem ainda mais a entrada de umidade vinda do oceano em direção ao litoral.
A condição sinótica é similar ao ocorrido na virada do mês de novembro para dezembro sobre o litoral do Paraná e de Santa Catarina, ou seja, com grande potencial de alagamentos, deslizamentos de terra, queda de barreiras, extravasamento de rios e inundações.