Oferecido por
Foto: Rio das Ostras-RJ por Tarcísio Nogueira.
A passagem de um sistema de baixa pressão sobre o litoral do Sudeste atrelado a presença de áreas de instabilidade na região, favorece a formação de nuvens carregadas sobre o Rio De Janeiro. Ainda há previsão de chuva forte na noite desta terça-feira (20), com potencial para acumulados extremos de precipitação, deixando todo o estado em ALERTA.
Foto: Tarcísio Nogueira - Bairro Cidade Praiana, Rio das Ostras (RJ)
Nas últimas 48h (11h do dia 18 às 11h do dia 20) o Cemaden registrou 154 mm de chuva em Cabo Frio, na região de Aquarius. No municípios de Campos dos Goytacazes e de Macaé, os acumulados de precipitação chegaram a 144,4mm e 138,4 mm respectivamente. De acordo com o INMET, a média Climatológica de chuva para a região norte do Rio de Janeiro para todo o mês de dezembro varia entre 180 a 260mm.
Os valores registrados nos últimos dois dias são considerados bastante altos para o curto período de tempo. A cidade de Rio das Ostras, município vizinho de Macaé, também sofreu com esta última chuva. A situação é bastante preocupante em toda a região e transtornos relacionados à frequência da chuva já foram relatados pela população. Além disso, o nível do mar também estará elevado, dificultando o escoamento das águas e agravando ainda mais as condições para alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
Foto: Angela Maria dos Santos - Rua alagada no Bairro Campo D'Oeste, Macaé (RJ)
Na quarta-feira (21), ainda há previsão de chuva com moderada a forte intensidade na maior parte do estado, incluindo a cidade do Rio de Janeiro. Todo o centro-sul do fluminense fica em ATENÇÃO. Há risco de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Já no norte fluminense permanece o ALERTA para temporais, com chuva forte e intensa, raios e rajadas de vento alcançando até 70km/h.
Entre a quinta-feira (22) e a sexta-feira (23), a chuva diminui um pouco no estado, mas ainda poderá chover no decorrer do dia na maioria das áreas.