Oferecido por
Foto: Sara Góes, Rio das Ostras (RJ).
A circulação do ventos e a presença de instabilidades sobre o Sudeste, contribuem para a formação de nuvens carregadas sobre o Rio De Janeiro. Nesta segunda-feira (26), a tendência é que seja um dia marcado com bastante nebulosidade, tempo abafado e pancadas de chuva na capital. Os maiores volumes são previstos para o centro sul do estado. Já no litoral norte fluminense, a previsão é de chuva fraca e passageira.
Foto: Sara Góes , Rio das Ostras (RJ)
Na terça-feira (27), a chuva se espalha o Rio de Janeiro. Na cidade do Rio a manhã se inicia com chuva entre períodos de sol. A temperatura aumenta ao longo do dia e entre a tarde e a noite a chuva ocorre em forma de pancadas. Em algumas áreas do litoral e no norte fluminense, a ATENÇÃO é para chuva moderada a forte acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento. Na Região Serrana, no centro-sul do estado, no Médio Paraíba e também na Costa Verde, a situação é de ALERTA para temporais, com potencial para volumes expressivos de precipitação e PERIGO de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Também não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento se aproximando dos 70km/h.
Foto: Sara Góes, Rio das Ostras (RJ)
Na quarta-feira (28), uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se organizar influenciando nas áreas de instabilidade. Há previsão para pancadas de chuva para todo o interior e o sul do estado, podendo acontecer a partir da tarde, e com maiores acumulados previstos para a Serra do Rio de Janeiro. Na baixada litorânea e no norte fluminense, o sol aparece mas pode chover de forma leve em algumas áreas.
Chuva aumenta no Rio de Janeiro no final desta semana
Na entre a quinta-feira (29) e sexta-feira (30), com a ZCAS já configurada, as instabilidades ganham força e a chuva forte e frequente aumenta na maioria das áreas. Os acumulados poderão ser bastante altos, exceto no norte e no noroeste do estado onde também há previsão de chuva, mas em menor volume.
A previsão de chuva permanece no decorrer do último dia do ano (31), podendo acontecer a qualquer hora do dia no Rio de Janeiro e com grandes volumes de precipitação esperados para a Região Serrana.