Oferecido por
O estado de São Paulo foi o local do Brasil onde mais choveu nesta quarta-feira. Diversas regiões do estado acumularam mais de 100mm e em alguns locais choveu mais de 200 mm em 24 horas.
De acordo com medições do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - os maiores volumes das últimas 24h no estado de São Paulo e no Brasil, entre 5h15 do dia 28 e 5h15 de 29 de dezembro de 2022 foram:
São Carlos: 227mm
Araraquara: 195mm
Rondonópolis-MT: 160mm
Analândia: 151mm
Ipeúna: 113mm
Monte Mor: 103mm
Rio Claro: 96mm
Nuvens carregadas da ZCAS sobre SP em 28/12/2022. As manchas em vermelho representam nuvens com maior potencial para temporal.
Influência da ZCAS
A zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou novamente sobre o Brasil. Suas áreas de instabilidade atuam sobre a Região Sudeste, mas desta vez, diferente do que foi observado em meados de dezembro e em novembro, as nuvens carregadas ficam concentradas entre São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais.
Nesta quinta-feira, uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e Rio de Janeiro reforçando as nuvens de chuva que crescem no continente.
O estado de São Paulo tem mais chuva nesta quinta-feira e que pode ser forte em todas as regiões do estado. A chuva pode ocorrer a qualquer hora, com e sem raios.
Atenção especial para a chuva volumosa na região de Campinas, São Carlos, na Serra da Mantiqueira, na Grande São Paulo , no litoral norte e no Vale do Paraíba.
As condições para chuva permanecem altas no estado de São Paulo nesta sexta-feira e no fim de semana da virada para 2023.