Oferecido por
No primeiro dia de janeiro de 2023 a chuva vai do Amazonas até o sul do país e se deve, na grande sua maioria, por um corredor de umidade. Destaca-se dois Vórtice Ciclônicos Nos Altos Níveis (VCAN) - uma atuando entre o Pará, Maranhão, Piauí e o Ceará e outra na costa do Sudeste, ajudando assim nas fortes pancadas de chuva nestas áreas.
Vale salientar que também há umidade que vem do mar para a costa leste do Nordeste, auxiliando nas formações de chuva nessa faixa, uma baixa pressão atmosférica entre o Mato Grosso do Sul, o Paraguai e o oeste da Região Sul intensificando as instabilidades no estado gaúcho ao Mato Grosso do Sul. Além disso, há um cavado meteorológico (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) sobre o sul do país, causando instabilidades fortes, mesmo que isoladas em parte dessa Região, com risco até de granizo, e por fim a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) entre o Amapá e o norte do Pará e do Maranhão, que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios, e causa bastante volume de água neste primeiro dia do ano.
Previsão do tempo para 01/01/2023 - Domingo
Neste início de ano o tempo firme e o ar seco perde força na Região Sul e a chuva ocorre em forma de pancadas isoladas no Paraná, no oeste, no leste, serra e litoral de Santa Catarina e nas regiões da Fronteira Oeste, Missões e Campanha Gaúcha e no noroeste do Rio Grande do Sul. Atenção que a chuva mais forte e o risco maior para granizo são nas áreas do oeste gaúcho. Todas essas instabilidades estão associadas a presença de um cavado meteorológico e mais o corredor de umidade que vem da Amazônia, além de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul.
No Sudeste, o tempo é firme apenas no norte mineiro, enquanto nas demais regiões terão pancadas de chuva, que mesmo que pontualmente, serão fortes e volumosas. Atenção aos maiores acumulados de chuva e os temporais mais fortes que estão previstos para o centro sul de Minas Gerais, como no sul, Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte e também sobre o Triângulo Mineiro, no nordeste ao leste paulista, como das regiões de Franca e no Vale do Paraíba, e boa parte do estado do Rio De Janeiro, como do Médio Paraíba ao noroeste do estado de São Paulo, como pelas regiões metropolitana do Rio de Janeiro e Serrana, mas, não se descartam danos por conta da chuva nas demais áreas.
Instabilidades predominam em toda a Região Centro-Oeste e chove em todas as áreas, no decorrer do dia, com acumulados mais elevados no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, pelo Mato Grosso e em Goiás. Mesmo com o tempo instável, as temperaturas são elevadas durante a tarde.
Na Região Nordeste a chuva se concentra nas suas faixas norte e leste, ou seja, do sul da Bahia ao Rio Grande do Norte e do Ceará ao Maranhão neste primeiro domingo de 2022. Atenção aos acumulados mais elevados sobre o Maranhão e no noroeste do Piauí, além do leste de Pernambuco e de Alagoas. Nas demais áreas onde chover, as pancadas serão rápidas e passageiras. Tempo firme somente do centro oeste da Bahia a metade sul do Piauí.
Toda a Região Norte segue com chuva e temporais no decorrer deste domingo, primeiro dia de 2023, com os maiores acumulados sobre o Acre, Amapá, Pará, Roraima e Amazonas. Não se descarta a possibilidade de danos por conta do excesso de chuva de rajadas de vento de mais de 60km/h e raios.
Alertas meteorológicos para 01/01/2023 - Domingo
Alerta para o risco de chuva forte e temporais nas capitais: Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, Porto Velho, Rio Branco, São Luís, Cuiabá, Goiânia, Brasília, João Pessoa, Recife, Teresina, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Atenção para chuva moderada em Salvador.
Alerta para temporais no Amazonas, no oeste e centro norte do Pará, no Amapá, em Rondônia, em Roraima, no noroeste do Mato Grosso, no leste e nordeste de São Paulo, no Rio de Janeiro (em especial sobre as regiões do Médio Paraíba, no centro sul, metropolitana do Rio de Janeiro, Serrana e no noroeste do estado), no centro sul e na Zona da Mata Mineira.
Atenção para chuva moderada forte, com ventos por vezes fortes no Acre, no extremo oeste do Amazonas, do norte ao litoral do estado de São Paulo, no litoral e nordeste do Rio de Janeiro, no oeste e parte do centro de Minas Gerais, em Goiás, em Brasília, no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, pelo Mato Grosso, no oeste do Rio Grande do Sul (das regiões da Fronteira Oeste e Missões), no sul e sudeste do Pará, no norte e oeste do Tocantins, no Maranhão, no norte e noroeste do Piauí, no leste da Paraíba e de Pernambuco.
Atenção para chuva moderada no litoral da Bahia, na região metropolitana de Salvador e no Recôncavo Baiano.
Atenção a probabilidade maior de granizo sobre Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro e na Fronteira Oeste gaúcha. Há possibilidade de granizo também sobre pontos isolados do Mato Grosso do Sul, de Goiás, Distrito Federal, sul do Espírito Santo, no oeste catarinense e no sudoeste do Paraná.
Nos locais ontem tem temporais a rajada de vento variando de 50 e 70km/h, podendo ultrapassar esse valor. Já os ventos constantes ao longo do dia, entre 40 e 50km/h, acontecem sobre o sul e litoral do Rio Grande do Sul, no sudeste de Santa Catarina, no nordeste do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, no centro norte e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará e no leste do Piauí. Nas regiões dos Lagos e na Baixada Litorânea, no Rio de Janeiro, o vento será constante também, variando entre 50 e 60km/h.
Os acumulados de chuva serão altos entre o Maranhão e o Piauí, no Amapá, Pará, no leste e norte do Amazonas, no norte e sul de Roraima, no norte do Tocantins, no sudeste de Goiás, no norte e leste de São Paulo, no centro sul e zona da mata mineira, no Rio de Janeiro, no extremo sul do Espírito Santo, no Acre e no oeste do Rio Grande do Sul, além do litoral de Alagoas e de Pernambuco.
Possibilidade de nevoeiro a névoa úmida no início de 01/01/2023 em parte do estado de São Paulo e no leste do Paraná.