Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Principais eventos de precipitação pela Terra em 2022

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Principais eventos de precipitação pela Terra em 2022

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    15 min de leitura

    Oferecido por

     

    A precipitação em 2022 ficou significativamente abaixo da média em partes do sudoeste e centro-sul dos Estados Unidos, no sul do Chile, partes do sul e oeste da Europa e no centro-norte da China. Já chuva consideravelmente acima da média ocorreram em partes do sul do Alasca, no centro-norte dos Estados Unidos, norte e leste da Ásia e leste da Austrália, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, NOAA.

      oceania

    Anomalia da chuva em 2022 no Mundo. Fonte:NOAA.

     

    América do Norte: A capital de Porto Rio com o fevereiro de 2022 mais chuvoso da história

      

    Fortes chuvas no norte do Porto Rico no início de 2022, com 152mm em apenas 6 horas, e em Toa Alta acumulou 406mm só entre 4 e 6 de fevereiro.em San Juan, capital de Porto Rico acumulou um total de 301mm em fevereiro de 2022. Sendo o fevereiro mais chuvoso de San Juan da história, além de ser o oitavo mês mais chuvoso de todos os meses.

     

     

    Furacão Agatha atingiu a costa do México, através do Oceano Pacífico, com categoria 2 de escala Saffir-Simpson, sendo o mais forte furacão na região para um mês de maio desde seus registros, que datam desde 1950, de acordo com os dados do CONAGUA do México. Agatha trouxe chuva intensa pelo sul e sudoeste do México, com acumulados acima dos 250mm.

     

    Porém, o México, de uma maneira geral, vem sofrendo com a seca prolongada, em especial no norte do país no ano passado (2022). Além disso, o calor foi destaque na região. Até o final de junho de 2022, duas das suas principais barragens de água estavam com menos de 10% das suas capacidades. Além disso, as restrições ao uso da água ainda seguem em vigor desde fevereiro de 2022.

     

    Em Setembro, o Furacão Fiona causou inundações em Porto Rico e no leste das ilhas do Caribe antes de passar pela costa do Oceano Atlântico, onde atingiu a Nova Escócia como um ciclone pós-tropical e sendo o mais forte sistema e o mais caro, por conta dos dados, a ser registrado no Canadá.

      

    O Furacão Ian, depois que causou danos em Cuba, recuperou a força no mar e atingiu a Flórida, nos Estados Unidos, chegando próximo da categoria 5 da escala Saffir-Simpson, no final de setembro, e acabou igualando o recorde como o quinto furacão mais forte a atingir os Estados Unidos. Além de ter sido o furacão mais forte a atingir a Flórida desde Michael em 2018. E Ian, como um furacão de categoria 4 no sudoeste da Flórida, foi o mais forte na Flórida desde Charley em 2004.

     

    Relatos de estragos e destruições, por conta do Furacão Julia, de categoria 1, na costa da Nicarágua em 08 de outubro de 2022.

     

     

    extremes-202213
     Eventos extremos em 2022 no Mundo. Fonte: NOAA.

     

    Eventos de chuva significativos em 2022 nos Estados Unidos

     

    Nos Estados Unidos foram uma média de 720,1mm em 2022, ficando 40,4mm abaixo da sua média. Sendo o terceiro mais seco desde 1990.

     

    Captura de tela de 2023-01-19 08-22-28

    Chuva média anual nos Estados Unidos de 1895 a 2022.Fonte:NOAA.

     

    Apesar disso, em 2022 houve relatos chuva acima da média, por conta da monção do sudoeste do país e de severos rios atmosféricos em parte da costa do oeste dos Estados Unidos, através do Oceano Pacífico. Entretanto, a seca extensa permaneceu em grande parte do oeste dos EUA em 2022.

     

    No ano de 2022 como um todo, a precipitação ficou acima da média no baixo Vale do Mississippi até a Nova Inglaterra, porções das planícies do norte, Grandes Lagos, partes do Noroeste do Pacífico, no Sudoeste e nas regiões das Montanhas Rochosas. Já a precipitação abaixo da média se concentrou em grande parte do Oeste, no centro e sul das planícies, em parte dos Grandes Lagos e sudeste do país durante o período de janeiro a dezembro. Nebraska foi o quarto mais seco já registrado, enquanto a Califórnia foi a nona mais seca neste período de 12 meses.

     

    grid-ranks-prcp-202201-202212

     

    Em 26 de julho de 2022 a região de St. Louis recebeu uma das suas maiores chuvas diárias. Uma frente fria parada e combinada com a umidade tropical teve um total de precipitação que se assemelha com a chuva do resquício do Furacão Galveston de 1915. O aeroporto de Lambert acumulou um total de 219,5mm no dia, e em St. Petes, MO, registrou bem mais, 313,4mm.

     

    A inundação repentina do mesmo sistema frontal parado afetou parte do leste de Kentucky no início da manhã de 28 de julho de 2022. Foram acumulados entre 100mm e 200mm nesta região, e como resultado dos níveis recordes de todos os tempos dos rios Whitesburg e Jackson. Infelizmente, houve mortes por conta da chuva

     

    A chuva extensa e com inundações no sul de Illinois, Parte Nacional do Vale da Morte e Dallas, no Texas, ajudou a reduzir a gravidade da seca em parte das planícies do oeste do sul.

     

    Houve uma tempestade de neve histórica no oeste e norte de Nova Iorque entre 19 e 20 de novembro, com mais de 180 cm de neve registrados. Em Buffalo teve recorde diário de queda de neve já registrado em 19 de novembro de 2022, com 54,6cm, superando o recorde anterior, que era de 19,3cm diário de queda de neve.

     

    nws-snowevent-newyork-nov-2022

    Tempestade de neve em novembro de 2022 em Nova Iorque. Fonte:NOAA.

     

    Sobre os dias 21 e 25 de dezembro, uma forte frente fria do ártico ajudou a trazer grandes estragos nos Estados Unidos, causando forte chuva, neve e fortes rajadas de vento.

     

    Pelo segundo ano seguido os Estados Unidos teve uma seca significativa

     

    Segundo o Monitor de Seca dos Estados Unidos, a seca no país em 2022 permaneceu significativa pelo segundo ano seguido, com uma extensão mínima de 44% ocorrendo em 6 de setembro de 2022 e uma cobertura máxima de 63% em 25 de outubro de 2022, sendo a maior cobertura dos Estados Unidos desde 2012.

     

    A seca duradoura no oeste dos Estados Unidos manteve os níveis dos reservatórios mais baixos desde seus registros.

     

    A seca extrema de curto prazo sobre Ohio e Tennessee durante o final do verão/início do outono, combinada com a seca persistente nas bacias dos rios Missouri e "Arkansas-White-Red", resultaram no menor nível do rio Mississippi em uma década.

     

    20221227_usdm

    Monitor de Seca no final de 2022 nos Estados Unidos. Fonte: NOAA.

     

    40% ou mais dos territórios dos Estados Unidos registraram uma seca recente de 119 semanas. Este é um recorde em 22 anos, segundo dados históricos do Monitor de Secas dos EUA. Sendo que o recorde anterior era de 68 semanas consecutivas (entre junho de 2012 a outubro de 2013).

     

    América do Sul: Chuva intensa já no início de 2022 no Equador e na Colômbia 

     

    No final de janeiro de 2022, chuvas torrenciais atingiram parte do Equador, com recordes de chuva estabelecidos. Como em Quito com 75mm em apenas um curto período de 31 de janeiro, sendo a maior chuva neste local em 20 anos.

     

    A Colômbia registrou vários eventos de chuva intensa durante o mês de abril de 2022, como em 02 de abril, com deslizamento de terra e causando mortes.

     

    Europa: Espanha registrou o terceiro ano mais seco da sua história

     

    A Espanha registrou em 2022 o terceiro ano mais seco da sua história. Atrás apenas dos anos de 2005 e 2017, que foram bem mais secos.

     

    Por conta do período seco e quente do verão do Hemisfério Norte a Europa registrou vários incêndios florestais e com rios em níveis críticos.

     

    Houve também chuva abundante em partes de Portugal e no oeste e centro da Espanha em meados de dezembro de 2022, causando várias destruições devido às inundações. Na Espanha foi registrado valores acima de 90mm em apenas 24 horas, além de inundações extremas em Lisboa, em Portugal no início de dezembro de 2022.

      

    África: KwaZulu-Natal(na África do Sul) com maior chuva em 24 horas dos últimos 60 anos

     

    Tempestade tropical Ana foi a primeira nomeada em 2022 no Oceano Índico, e em 24 de janeiro atingiu a costa norte de Moçambique, deixando mais de 10mil casas destruídas, e a inundação danificou mais de 370 quilômetros quadrados de plantações.

     

    Ciclone tropical Gombe, que era equivalente a um furacão 3 da escala Saffir-Simpson atingiu o norte de Moçambique em 11 de março de 2022, a mesma região já atingida pela tempestade Ana.

     

    Entre 9 e 12 de abril de 2022 foi quebrado recordes de chuva no sudeste da África do Sul, com províncias de KwaZulu-Natal recebendo pelo menos 304mm em 24 horas, entre 11 e 12 de abril. Sendo o quádruplo da precipitação mensal na região, além de ter sido a maior chuva em 24 horas em 60 anos nesta região. A cidade de Durban foi uma das mais afetadas, na África do Sul, com mais de 300 mortes devido a inundações e deslizamentos de terra.

     

    Ásia: Sul e leste da China com chuva em excesso e junho mais chuvoso em 60 anos

     

    No Japão, do final de dezembro de 2021 ao início de janeiro de 2022, houve uma forte queda de neve, causando recordes, como: Em Hikone na região de Shiga com 78cm de neve, sendo um novo recorde em 48 horas de queda de neve, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

     

    Em Bahrein, no Reino do Bahrein, registrou um total de 58 mm de chuva em janeiro de 2022, um pouco mais do que o triplo de sua Climatologia mensal, que é de 18,1 mm. Este foi o sexto janeiro mais chuvoso da sua história, que datam desde 1902. Só em primeiro de janeiro registrou 36,2 mm, sendo o quinto dia mais chuvoso desde 1948.

     

    O ciclone Emnati atingiu Madagascar após o ciclone Batsirai e a tempestade tropical Dumako causarem danos no país, e desde janeiro de 1988 que não se tinha 3 tempestades atingindo o solo de Madagascar em único mês.

     

    A forte e acima do normal monção de inverno no sul da China durante fevereiro de 2022 contribuiu para o excesso de chuva e de frio durante esse mês. Entre 19 e 22 de fevereiro a continua chuva que caiu em Hong Kong, acumulou um total de 168,5mm de precipitação, isso é mais do que o quádruplo da sua climatologia ( que é 38,9mm). De Janeiro a fevereiro de 2022 acumulou um total de 172,6mm na cidade, sendo mais do que o dobro da sua normal climatologia do período, que é de 71,9mm.

     

    Em junho de 2022 a chuva torrencial no sul e leste da China durante a segunda quinzena do mês causou transbordamento de rios e mais de mil pessoas fora evacuadas de suas casas, além de 250.000 metros quadrados de plantações serem danificadas pela instabilidade. Alguns locais dessas regiões do país registraram a maior chuva em 60 anos. Em contrapartida, entre meados de junho à agosto de 2022, o centro ao leste da China sofreram com a seca e o calor, sendo o segundo verão mais seco já registrado no país. O rio Yangtze teve seu nível mais baixo já registrado na história para um mês de agosto.

     

    A tempestade tropical Megi (ou Agaton) atingiu primeiramente a Ilha de Calicoan Calicoan, nas Filipinas, em 10 de abril de 2022, e depois atingiu Basey no dia seguinte, houve relatos de chuva torrencial e fortes rajadas de vento, com deslizamentos de terra e mais de 200 mortes. 


    A região Corno de África ou Chifre da África, também conhecido como Nordeste Africano, teve acumulados de chuva abaixo da sua média na sua estação chuvosa, piorando a seca na região.

     

    Já a monção da Índia começou mais cedo e terminou mais tarde do que o usual, resultando em chuva acima da média no sul da Ásia ao longo de 2022. No Paquistão, por exemplo, houve forte inundação durante a estação da monção, com meses de julho e agosto sendo os mais chuvosos já registrados no país. Em Bangladesh teve as piores enchentes em 20 anos.  

     

    Oceania: Leste da Austrália com semana do início de 2022 mais chuvosa desde 1900

     

    De 22 de fevereiro à 9 de março de 2022 choveu bastante no leste da parte da Austrália. Sendo o dobro ao quíntuplo da média de fevereiro, além da semana mais chuvosa desde 1900.

     

    A República de Kiribati (uma ilha no centro do Oceano Pacífico) foi afetada pela seca, obrigando seu governo a declarar Estado de Desastre em 11 de junho. Segundo a ReliefWeb, cerca de 40% da população do país foi afetada pela seca. À medida que a seca continua a piorar, o risco de contaminação da água, a acessibilidade e a disponibilidade da água também aumentam, o que pode levar a problemas de saúde na ilha.

     

    Veja também: 2022 foi o sexto ano mais quente do globo terrestre

     

    Fonte: Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias