Oferecido por
O mês de janeiro marca o início do período chuvoso na costa norte do Brasil. É o início também da atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico típico do verão no Brasil e que traz grandes áreas de chuva para costa norte, provocando temporais desde o Amapá até o Rio Grande do Norte.
A medida que a ZCIT fica mais próxima do Brasil, os volumes de chuva diários e as médias mensais de chuva vão aumentando até março e abril.
Na região de São Luís, capital do Maranhão, a chuva foi volumosa em janeiro de 2023. A média mensal de chuva para janeiro é de aproximadamente 235 mm, segundo cálculos do Instituto Nacional de meteorologia para o período de 1991 a 2020. Em janeiro de 2023 choveu 455,4 mm sobre São Luís, o que representa aproximadamente 94% de chuva acima da média, ou quase o dobro da média normal de chuva para janeiro. Mais da metade de todo esse volume de chuva ocorreu em dois eventos de chuva extrema. Entre os dias 15 e 16 de Janeiro choveu 137,6 mm e entre os dias 29 e 30 de Janeiro choveu 111,8 mm sobre São Luís.
São Luís teve o janeiro mais chuvoso desde 2020, quando choveu 509,9 mm em janeiro daquele ano.
Foto: São Luís (MA), por Alisson Pires
ZCIT ativa em fevereiro
O mês de fevereiro começa com grande atividade da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil. As nuvens carregadas desse sistema vão ficar sobre o estado do Maranhão ao longo desta semana. A região de São Luís, e outras áreas do norte e do litoral maranhense, terão pancadas de chuva frequentes e que muitas vezes serão de forte intensidade.
A média normal de chuva para fevereiro em São Luís é de 308 mm. A Climatempo prevê que até o domingo, 5 de fevereiro, chova de 90 a 100 mm na região de São Luís.
A previsão para fevereiro é de que o mês termine com um volume de chuva acima da média normal.