Oferecido por
A atual medição do Cantareira é de 62%, medidos às 09 horas do dia 14 de fevereiro de 2023, terça-feira, sendo o maior nível para um mês de fevereiro dos últimos 6 anos, desde 2017 quando registrou 62,8% em 28/02/2017.
Maiores níveis do Sistema Cantareira para fevereiro entre os anos de 2000 e 2023. Fonte:Sabesp.
Nível do sistema cantareira entre 2020 e 2023. Fonte:Sabesp.
Além disso, os seus 62% registrados em 14 fevereiro sobre o Cantareira foi o maior nível para o sistema desde 28 de abril de 2020, isso a mais de 2 anos.
Fevereiro nem terminou e já tem o maior volume de água dos últimos 2 anos
Foram um total de 178,3mm de chuva em fevereiro de 2023, até o dia 14 do mês, o que corresponde a 89,0% da sua Climatologia do mês (200,4mm). Além disso, este fevereiro já está tendo o maior volume de chuva dos últimos 2 anos, desde 2021 quando acumulou 181,6mm. Lembrando que em 2022 foram apenas 107,3 mm em fevereiro.
Volumes de chuva do Sistema Cantareira para fevereiro entre os anos de 2000 e 2023. Fonte:Sabesp.
Esse aumento do volume no Cantareira se deve pelo excesso de chuva desde a última primavera, ficando bem acima da média já em setembro e que persistiu até dezembro de 2022, apenas os recentes meses de 2023 tiveram, até o momento, precipitação abaixo da média.
Volume de chuva mensal entre os anos de 2021 e 2023 sobre o Sistema Cantareira. Fonte:Sabesp.
Em 13 dias, São Paulo recebeu 80% da chuva de fevereiro
Haverá um aumento da chuva nos próximos dias sobre o Sistema Cantareira
Tanto nesta terça quanto na quarta-feira (15) há risco para temporais na região do Cantareira, desde o norte da Grande São Paulo ao sul mineiro. A chuva, de maneira geral, será típica de verão, associada ao calor e à alta umidade do ar, e que vem durante o meio ao final da tarde e que pode durar até o período da noite. Além das condições para chuva forte, virá com raios, rajadas de vento e queda de granizo. E entre essas regiões, os acumulados podem ser elevados, e causar alagamentos nos municípios dessas áreas.
Na quinta-feira(16) a chuva, que também será forte e com risco para acumulados pontualmente altos na região do sistema, terá agora a contribuição da confluência dos ventos nos médios da atmosfera, além do calor e da alta umidade do ar.
Atenção para o aumento da chuva a partir da sexta-feira (17), pois haverá a passagem de uma frente fria entre os dias 17 e 19 de fevereiro, e esse mesmo sistema frontal (que já tem um ciclone extratropical mais no mar) ajudará a formar um outro ciclone na costa de São Paulo e do Rio De Janeiro, que intensificará os temporais e causará grandes volumes de água entre Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro. Pela atual simulação numérica de previsão do tempo, o ciclone que se formará na costa do Sudeste entre os dias 19 e 23 de fevereiro, começará como ciclone subtropical e poderá se tornar um extratropical em meados da semana que vem.
Estima-se que chova mais de 200mm no sistema Cantareira até o início da semana que vem.
Acumulados de chuva previstos no Sudeste entre os dias 14/02/2023 e 18/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 27km de resolução.
Acumulados de chuva previstos no Sudeste entre os dias 19/02/2023 e 23/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 27km de resolução.
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 14/02/2023 e 18/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS).
Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 19/02/2023 e 23/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS)
Acumulados de chuva previstos no Sudeste entre os dias 14/02/2023 e a manhã de 19/02/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF) de 10km de resolução.
Veja também: 2022: O ano recorde de energia renovável no Brasil
Mais de 100 mm previstos para o Paraná até o domingo (19)
Clima favorece colheita do feijão primeira safra