Oferecido por
O último final de semana de fevereiro ainda segue marcado pela presença de muito sol, muito calor e de pancadas de chuvas. Uma situação bem típica do verão deve ser observada ao longo deste final de semana em grande parte do estado de São Paulo, inclusive na capital paulista.
Temporais aumentam nos últimos dias de fevereiro. Fonte: Getty Images.
As temperaturas passam dos 30º C durante as tardes de sábado (25) e do domingo (26), no entanto, a combinação deste calor, ainda com muitas áreas de instabilidade e umidade disponível na atmosfera, favorecem as pancadas de chuvas típicas de verão. Ou seja, acompanhadas de trovoadas, ventos de moderados a fortes e temporais
passageiros.
Frente fria chega entre o final do domingo (26) e a segunda-feira (27) a costa de SP
Ao longo do domingo (26), a chuva ganha um pouco mais de intensidade, devido à aproximação de uma frente fria, que até o final do domingo chega à costa sul do estado de SP.
Por isso, alerta maior tanto para a Região Metropolitana de São Paulo, tanto quanto para o litoral sul e Baixada Santista, onde o calor aumenta mas também há condição de tempestades. A chuva começa um pouco mais cedo e os volumes previstos são bem elevados, capazes de gerar áreas de alagamentos, inundações e eventual deslizamento de terra. Não está descartada também uma chuva acompanhada por granizo Isolado e ventos na ordem de 40 a 50km/h.
Chuva volumosa no leste paulista nos últimos dias de fevereiro
O tempo vai mudar a partir da segunda-feira, onde a chuva já chega cedo, o tempo fica mais encoberto e teremos uma leve diminuição das temperaturas. Isso porque a partir da segunda-feira teremos a formação de uma área de baixa pressão atmosférica bem próximo à costa de São Paulo.
Fiquem atentos aos alertas de inundações, deslizamentos, e também potencial para alagamentos em toda a faixa leste do estado de SP. A situação sinótica não é a mesma do último final de semana no litoral norte de São Paulo, mas os volumes previstos ainda assim são altos e geram riscos de transtornos nestas áreas.
Litoral Sul e litoral do Paraná concentram volumes altos
Condições de maiores acumulados previstos para o o extremo sul do litoral sul de São Paulo, como a região de Cananéia, em todo o litoral do Paraná e em partes da Baixada Santista, variando de 100 a 200mm. Em áreas do litoral norte, já fortemente afetadas, temos condições de acumulados em torno de 100 a 150mm, suscetível a novos deslizamentos de terra, já que o solo já está bastante encharcado.