Oferecido por
Fonte: GettyImages
Ao longo deste sábado, 04, a formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul causará muitos temporais e chuva volumosa em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná, além de fortalecer as instabilidades em São Paulo. Os municípios afetados ficam em alerta devido ao alto potencial para transtornos.
As rajadas de vento ficam atingem, em média, 60 km/h na Região Sul.
Uma intensa canalização de umidade também favorece a formação de nuvens carregadas em toda a Região Centro-Oeste, no estado de São Paulo, litoral sul do Rio De Janeiro e entre o Triângulo Mineiro e o sul de Minas Gerais.
Devido a fragilidade do solo, o litoral paulista deve ter atenção redobrada para novos deslizamentos de terra e encostas, além de alagamentos e extravasamentos de rios e córregos.
A Zona de Convergência Intertropical, ZCIT, é responsável pelos altos acumulados entre o litoral do Amapá até o Ceará, causando pancadas pontualmente fortes e trovoadas. O calor e a alta umidade também causam bastante instabilidades em diversas áreas da Região Norte, em especial no Amazonas e oeste do Pará.
Alertas para este sábado
Toda a Região e grande parte de São Paulo em alerta devido aos temporais e altos volumes de chuva