Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

Tempo severo entre o leste de SC e o nordeste do RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Um ciclone que atua no oceano e o desenvolvimento de um vórtice em níveis médios e altos da atmosfera (VCAN), favorecem o desenvolvimento de nuvens carregadas sobre parte do Sul do Brasil neste começo de semana. Nesta segunda-feira (06), a instabilidade se intensifica mais, provocando o aumento do volume de chuva entre o leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul.

 

Há previsão de chuva intensa, com potencial ainda maior para temporais que podem acontecer de forma mais generalizada e duradoura, acumulando volumes elevados que podem causar grandes transtornos. A capital Porto Alegre, também volta receber temporais no decorrer da segunda-feira e a situação é de alerta. 

 

Foto: Indaial (SC), por João Pedro Naime

 

Os volumes variam, em média, de 80 a 150 mm entre a Região Serrana gaúcha, as áreas de serra e o sul de Santa Catarina (não descartando que, em pontos isolados, o acumulado possam chegar a 200 mm nas áreas de encosta da Serra Geral). No litoral norte gaúcho e no leste catarinense, volumes estimados de 50 e 100 mm. 

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e enchentes. Além disso, os temporais podem vir acompanhados de fortes ventos e granizo que podem causar ainda mais transtornos. 

 

Na terça-feira (07), o ciclone já se desconfigura, com isto, a chuva acaba acontecendo de forma mais irregular e localizada, mesmo assim, ainda estado de atenção para estas áreas devido ao excesso do volume de chuva entre o final de semana e a segunda-feira. Com a formação de outra baixa mais ao sul do Rio Grande do Sul, as instabilidades voltam atingir o litoral sul gaúcho e pode chover forte, em vários momentos do dia. 

 

Entre a quarta (08) e a quinta-feira (09), desta semana, mais períodos de sol e chuva concentrada entre tarde e noite, mas já sem potencial para grandes temporais. As temperaturas voltam a subir de forma gradativa em meados da semana e o ar fica abadado.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias
Ícone de localização

Como permitir acesso a sua localização?

Para acessar previsões mais precisas, ative a permissão de localização no seu navegador.