Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pecuária pode ajudar a acabar com o desmatamento da Amazônia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A pecuária, uma das principais atividades econômicas do Brasil, é também uma das responsáveis pelo desmatamento da Amazônia. Estudos do projeto Amazônia 2030 estimam que pastos para o gado cobrem cerca de 90% da área total desmatada e mais de 90% do desmatamento total é ilegal.

 

 

A pecuária pode ajudar a acabar com o desmatamento da Amazônia

 

Está cada vez mais evidente que a derrubada das árvores afeta o regime de chuvas, prejudica a produção agrícola e aumenta o preço dos alimentos. A destruição da floresta é uma ameaça para todo o planeta e está contribuindo para o avanço das mudanças climáticas.


Mas, não é preciso deixar de comer carne para acabar com o desmatamento. O que o consumidor precisa é ter acesso às informações de cada etapa da cadeia produtiva e, assim, ter a oportunidade de fazer escolhas conscientes. É preciso monitorar desde a fazenda em que o bezerro nasce, até que ele esteja pronto para o abate e sua carne seja processada para chegar à mesa das pessoas. Se as empresas que atuam em áreas desmatadas saírem da cadeia de fornecedores, a destruição da floresta será praticamente zerada. 


Desde o ano passado, o Radar Verde mostra qual é o grau de transparência da cadeia da carne no Brasil. Com o índice, o consumidor poderá avaliar se a carne comprada nos estabelecimentos avaliados na pesquisa contribuiu ou não com o desmatamento na Amazônia durante seu ciclo de produção.

 

Em 2022, o indicador convidou 90 frigoríficos e 69 redes varejistas para responderem à pesquisa e apresentarem comprovação da execução de suas políticas. Apenas 5% das empresas aceitaram participar e nenhuma autorizou a divulgação de sua classificação final. Levar esse assunto para o centro do debate é urgente e essencial.


Por isso, o Radar Verde é um dos destaques da ExpoMeat, Feira Internacional para a Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal, que acontece essa semana (28 a 30), em São Paulo. Durante os três dias, especialistas do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), parceiros do Radar Verde, apresentarão temas e abordagens relevantes para o público que passar pelo estande do indicador durante o evento.


Como o Radar Verde oferece segurança para o setor, o papel da pecuária para salvar a Amazônia e continuar atendendo à demanda crescente por carne, além de apresentação de cases de sucesso e de iniciativas que promovem uma cadeia bovina mais responsável, estão entre as atrações da programação que pode ser conferida aqui.

 

A ExpoMeat será realizada no Distrito Anhembi, na zona norte da cidade de São Paulo, de terça a quinta-feira (28 a 30/03) e o Radar Verde estará presente todos os dias no estande 112, na rua 100, levando informações ao público e mostrando que o Brasil tem condições de ser protagonista na redução do desmatamento e ainda aumentar a produção agrícola.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias