Oferecido por
Vários estados da Região Nordeste vêm sofrendo com a chuva forte desde o mês passado e a chuva não dará trégua no feriado prolongado da Páscoa. As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical continuam trazendo chuva forte para o norte do Nordeste. Na costa leste, o vento marítimo ganhou força e estimula o aumento da nebulosidade e da chuva.
Foto: São Luís (MA), por Alisson Pires
Na sexta-feira, 7 de abril, o risco de chuva é baixo apenas numa pequena área do Vale do São Francisco, no interior da Bahia, em torno de Bom Jesus da Lapa. Mas todas as outras áreas do Nordeste podem ter alguma chuva.
A preocupação com a chuva forte é ainda no Maranhão, no Piauí e no Ceará. Pode chover forte nas capitais Fortaleza, Teresina e São Luiz. O Rio Grande do Norte, incluindo Natal, também está na área de risco de chuva forte na sexta-feira. Nos demais estados do Nordeste, incluindo as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa, o feriado da sexta-feira terá pancadas de chuva, mas em geral com a presença do sol, e a chuva não deve ser forte.
Mas no sábado, 8, o tempo vai ficar mais instável na costa leste nordestina. Sergipe, Alagoas, o Agreste, a Zona da Mata e o Litoral de Pernambuco e da Paraíba e o litoral leste do Rio Grande do Norte vão ter grande aumento de nebulosidade e a chuva frequente, que pode cair moderada a forte em algumas horas. Pode chover forte também nas capitais Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.
Ceará, Piauí, Maranhão, sertão da Paraíba e de Pernambuco, o Vale do São Francisco e o Oeste da Bahia podem ter pancadas de chuva e raios, moderadas a fortes, mas intercaladas com períodos de sol. O litoral da Bahia tem sol o dia todo, com algumas pancadas de chuva. O sol vai predominar na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, no sul da Bahia.
No domingo de Páscoa, tem condições para pancadas de chuva no decorrer do dia em todo o litoral e pelo interior do Nordeste. Porém, o risco de chuva forte é no Maranhão, no Piauí, Ceará e no litoral entre Natal e Maceió.