Oferecido por
A passagem de uma forte linha de instabilidade sobre os estados do Rio De Janeiro e Espírito Santo provocou tempestades durante a tarde e a noite da sexta-feira, 14 de abril.
No estado do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, em apenas 1 hora, 54,8 mm na região de Salinas, área rural de Nova Friburgo. O acumulado em 12 horas chegou a 73,6 mm. Em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, foram 51mm em 1 hora e um acumulado de 80 mm em 3 horas.
Já no Espírito Santo, o volume de chuva mais impressionante aconteceu na região de Alegre que acumulou 32,4 mm em apenas 1 hora, mas em 6 horas, o volume de chuva chegou aos 71,8 mm. Em Venda Nova do Imigrante choveu 40,4 mm em 3 horas. Na região de Baixo Guandu, divisa com Minas Gerais, o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 62,4 mm em apenas 1 hora, entre 22h30 e 23h30 da sexta-feira.
Na animação de imagens de satélite, as manchas vermelhas representam as nuvens com maior potencial para temporais. Os vários núcleos alinhados são a linha de instabilidade.
Em Minas Gerais, a passagem dessa intensa linha de instabilidade provocou rajadas de vento de 75 km/h na região de Manhuaçu (MG), entre 19 e 20 horas.
Na região do Vale do Rio Doce, a chuva foi extremamente forte na região de Aimorés, que fica na divisa com Espírito Santo. O Cemaden registrou 81,4 mm em Aimorés em apenas 1 hora, entre 22h20 e 23h20 da sexta-feira, 14 de abril. O acumulado de 3 horas chegou aos 100 mm.
A imagem da nebulosidade sobre o Sudeste captada pelo satélite Goes-16, à 1h10 de 15/04/2023, mostrava que as nuvens carregadas já estavam sobre o oceano.
Nuvens da linha de instabilidade que provocaram a chuva forte estavam sobre o mar no começo
da madrugada de 15-4-23
Previsão para o fim de semana
Esta área de chuva intensa vai se afastando para o mar. Porém, ainda há risco de chuva forte sobre parte do Espírito Santo e do estado do Rio de Janeiro durante este fim de semana.
Uma área de baixa pressão atmosférica se organiza sobre o oceano entre o litoral dos dois estados. A circulação de ventos desta baixa pressão atmosférica vai estimular a formação de novas áreas de nuvens carregadas especialmente sobre o sul do Espírito Santo e o norte do estado do Rio de Janeiro.
As duas regiões ficam em alerta para temporais neste sábado. Cidades como Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua, Cachoeiro de Itapemirim e Presidente Kennedy estão sujeitas a temporais.
Para as demais áreas do estado do Rio de Janeiro, a previsão é de que o sábado tenha períodos com sol e muita nebulosidade, com pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde ou à noite.
A Grande Vitória e a faixa central do Espírito Santo, onde estão por exemplo Linhares, Baixo Guandu e Colatina, também terão períodos com sol e muitas nuvens neste sábado, e há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite. No extremo norte do Espírito Santo o sol aparece e pode chover de forma moderada.
Já para o domingo, 16 de abril, a previsão é de enfraquecimento desta área de baixa pressão atmosférica. Mesmo assim, tanto o Estado do Rio de Janeiro como o Espírito Santo devem permanecer com muitas nuvens, mas terão períodos com sol ao longo do domingo. Há condições de pancadas de chuva e que podem acontecer a qualquer hora do dia, em diversas regiões dos dois estados. Não há alertas para tempestades no domingo.