Oferecido por
O ar frio de origem polar se espalhou sobre o centro-sul do Brasil e derrubou a temperatura neste feriado. O frio mais intenso foi nos dias 20 e 21 de abril, que provocou vários recordes de menor temperatura do ano em capitais do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Mas no fim de semana e até na segunda-feira, 24 de abril, ainda há chance de novos recordes de menor temperatura do ano em Belo Horizonte e em Vitória.
O centro desta massa de ar frio de origem polar já está sobre o oceano e vai se afastando do Brasil no fim de semana, facilitando a elevação da temperatura. Mesmo com a tendência de aquecimento do ar, as noites e as primeiras horas da manhã ainda serão frias no Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, mas as tardes ficam mais quentes.
Não há mais condições para geada e as temperaturas ficam acima de 0°C no fim de semana nos lugares mais frios do país.
Ar seco em São Paulo (SP), por André C.
Ar seco
Além da queda da temperatura, a passagem do ar polar deixou a atmosfera mais seca. Nesta sexta-feira, níveis de umidade entre 21% e 30% foram observados em locais do interior do Rio Grande do Sul, do oeste de Santa Catarina, no oeste e norte do Paraná e de São Paulo.
No fim de semana, com o ar esquentando, os níveis de umidade do ar ainda ficarão baixos nos estados da Região Sul, em São Paulo, no Sul de Minas e em Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar fica em torno de 30% em muitas áreas destes estados, nas horas mais quentes do dia.
Balanço do frio do feriado de 21 de abril
Confira o balanço dos recordes e das mais baixas temperaturas registradas no centro-sul do Brasil no dia 21 de abril de 2023
Menores temperaturas no Brasil
Em Urupema, na parte mais elevada da serra catarinense, a temperatura mínima foi de 0,2°C no dia 21 de abril, pela medição do Epagri-Ciram. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 0,3°C em General Carneiro, no sul do Paraná. No dia 20 de abril, o Inmet registrou 0,9°C em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja, na região serrana de Santa Catarina.
Estas são as menores temperaturas registradas no Brasil este ano pelo Inmet e pelo Epagri-Ciram.
Recordes de frio em capitais em 21/4/2023
Curitiba
A cidade de Curitiba teve a madrugada mais fria deste ano, até agora. De acordo com a medição automática do Inmet, a temperatura mínima foi de 9,2°C. O recorde anterior era 9,4°C em 20 de abril.
Belo Horizonte
A cidade de Belo Horizonte teve a madrugada mais fria deste ano, até agora. De acordo com a medição convencional do Inmet, a temperatura mínima foi de 16,4°C. O recorde anterior era de 18,1°C, registrados no dia 18 de abril.
São Paulo
A cidade de São Paulo teve um novo recorde de frio na manhã desta sexta-feira (21). De acordo com o Inmet, a estação convencional do Mirante de Santana registrou 12,3ºC, batendo a marca de 14,3ºC do dia 20 de abril.
Rio de Janeiro
A madrugada de 21 de abril foi a mais fria deste ano no Rio De Janeiro. O Inmet registrou 15,0°C na estação medidora em Jacarepaguá, zona oeste carioca. O recorde anterior era de 16,8°C, em 11 de abril.
Goiânia
A madrugada de 21 de abril foi a mais fria do ano em Goiânia. A capital de Goiás teve temperatura mínima de 15,6°C, de acordo com a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura em 2023 era de 17,6°C, em 3 de abril.
Cuiabá
A madrugada de 21 de abril foi a mais fria deste ano em Cuiabá, capital de Mato Grosso. De acordo com o Inmet, a temperatura mínima foi de 17,1°C. O recorde anterior era de 21,4°C, em 19 de fevereiro.
Recordes em capitais em 20 de abril
Florianópolis
O amanhecer da quinta-feira, 20 de abril, foi o mais frio de 2023 até agora em Florianópolis. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima foi de 11,4°C às 7h. O recorde anterior de menor temperatura este ano era de 15,6°C, em 19 de abril.
Campo Grande
A madrugada de 20 de abril foi a mais fria do ano em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O Inmet registrou 14,4°C. Antes disso, a manhã mais fria deste ano aconteceu em 19 de fevereiro com 16,2°C.