Oferecido por
A região de Salvador foi um dos locais onde mais choveu no Brasil nesse início de semana. O Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden) registrou acumulados de 70 quase 100 mm em vários bairros da capital baiana, em apenas 24 horas, entre aproximadamente 18h30 do dia 23 até 18h30 de 24 de abril. A média de chuva normal para Salvador, em um mês de abril, é de é de 285 mm.
Abril marca o início do período chuvoso na região de Salvador. Na escala anual, a média de chuva do mês de abril é a terceira maior do ano. Em abril de 2022 choveu 420,9 mm na estação meteorológica de Ondina, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia
Vista parcial de Salvador (Foto: Getty Imagens)
Sul da Bahia em emergência
A passagem de uma frente fria desencadeou os temporais que começaram a ocorrer na quinta-feira no Sul da Bahia e depois se propagaram também para a região de Salvador.
As cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália decretaram situação de emergência. A região de Ilhéus também recebeu grande volume de chuva.
Segundo o Instituto Nacional de meteorologia do dia 1 até 9 horas do dia 24 de abril choveu 353,2 mm em Porto Seguro. Mas praticamente toda a chuva, cerca de 207 mm, caíram entre os dias 20 e 21 de abril.
A região de Ilhéus acumulou 342 mm em 24 dias neste mês de abril, segundo o Inmet. Como em Porto Seguro, mais da metade desse volume ocorreu entre os dias 20 e 21 de abril. De acordo com o Cemaden, Santa Cruz Cabrália acumulou 540,9 mm de chuva entre 19h da sexta-feira, 21, até 19h de 24 de abril.
A frente fria que provocou a chuva extrema no sul da Bahia já se afastou para alto mar. O sol reapareceu nesta segunda-feira no sul da Bahia e durante a tarde e no começo da noite não choveu mais na região de Ilhéus e de Porto Seguro. Mas Salvador ainda registrava chuva fraca a moderada.
Pancadas de chuva
Embora não haja previsão de mais temporais pelo litoral da Bahia ao longo desta semana, o tempo não vai ficar completamente seco.
A semana segue com períodos de sol e pancadas de chuva no litoral da Bahia, incluindo Salvador, mas sempre com a presença do sol.
Até a sexta-feira, não há expectativa de novos episódios de chuva intensa. Porém, uma nova frente fria deve chegar ao sul da Bahia no próximo fim de semana podendo provocar chuva moderada a forte. Mesmo assim, até o momento, não se espera volumes extremos como nos últimos dias.
Atenção: nesta terça e na quarta-feira, 26 de abril, há risco de chuva forte na região das capitais Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.