Oferecido por
Baixas temperaturas, que podem até ficar entre 10°C e 14°C ao amanhecer devem ser observadas nos próximos dias em algumas áreas do Distrito Federal e de Goiás. Brasília e Goiânia registraram a menor temperatura de 2023, até agora, na madrugada de 3 de maio. Em Águas Emendadas (DF), a temperatura baixou para 10,2°C nesta quarta-feira e para 13,0°C em Morrinhos (GO).
Frio de subsidência
O que causou a acentuada queda da temperatura não foi a passagem de ar frio de origem polar, mas sim a forte subsidência do ar.
Goiás e o Distrito Federal estão no centro de um sistema de alta pressão atmosférica, onde ocorre um forte movimento de ar cima para baixo, que é chamado de subsidência. Isto causa uma grande redução da umidade no ar e da nebulosidade. É a falta de nuvens no período noturno que acentua a perda de calor da atmosfera e por isso o ar próximo da superfície esfria rapidamente.
A presença da alta pressão atmosférica deixa o tempo firme, com poucas nuvens e sem condições para chuva.
Goiânia, capital de Goiás (Foto: Getty Imagens)
Novo recorde de menor temperatura do ano em Goiânia
Pelo segundo dia consecutivo, Goiânia, capital de Goiás, registrou recorde de menor temperatura em 2023 nesta quarta-feira, 3 de maio. O Instituto nacional de meteorologia registrou 13,5°C de temperatura mínima. No dia anterior, 2 de maio, a mínima foi de 14,2°C.
Sol e grande amplitude térmica
A falta de nuvens durante a noite nos próximos dias vai manter as temperaturas amenas em Goiânia até o amanhecer, mas as tardes seguem quentes, com calor um pouco acima dos 30°C.
O tempo seco e quente persiste pelo menos até a próxima segunda-feira, 8 de maio. Até lá, os níveis de umidade no ar seguem baixos, com valores entre 21% e 30%.
Não há previsão de chuva até pelo menos o começo da próxima semana e dias serão com muito sol e poucas nuvens.
Recorde de menor temperatura do ano em Brasília
Brasília registrou recorde de menor temperatura em 2023 pela segunda vez esta semana. A madrugada de 3 de maio foi a mais fria do ano até agora, com temperatura mínima de 13,6°C. No feriado de Primeiro de Maio, a temperatura mínima foi de 14,6°C, que era o recorde anterior de menor temperatura em 2023
Tempo seco
Os próximos dias serão com grande amplitude térmica no Distrito Federal, com madrugadas amenas e as tardes quentes, como é comum nesta época do ano. Não há previsão de chuva pelo menos até a próxima segunda-feira, 8 de maio.