Saiba o que é subsidência do ar

26/05/2020 às 00:57
por Redação

Atualizado 27/05/2020 às 14:27

Oferecimento
Entenda porque a alta pressão atmosférica seca e o ar e porque as noites com poucas nuvens são mais frias.

Movimento de ar subsidente (ou subsidência do ar) significa um fluxo de ar de cima para baixo. A subsidência traz para a superfície o ar seco e frio dos níveis mais elevados da atmosfera.

 

A subsidência acontece quando um sistema de alta pressão atua sobre uma região. Quando a alta pressão atmosférica é forte (pressão do ar está acima do normal), este movimento de ar de cima para baixo é mais intenso.

 

 

No Hemisfério Sul, em uma região onde a pressão atmosférica está alta,

o ar se move no sentido contrário aos ponteiros de um relógio analógico, 

 

 

Subsidência diminui a nebulosidade

Um movimento de ar cima para baixo (subsidência) é contrário ao que se deve ter para o crescimento das nuvens. A subsidência inibe a formação e o crescimento das nuvens

 

 

A subsidência causada por um sistema de alta pressão atmosférica diminui a umidade do ar

 

 

Quando temos um forte sistema de alta pressão atmosférica sobre uma região, o ar fica muito subsidente. Menos nuvens conseguem se formar e assim o céu pode ficar azul em grande parte do dia.

 

 

O ar subsidente é seco e inibe a formação e o crescimento das nuvens.

 

 

Alta pressão no outono e no inverno

As altas pressões, que causam a subsidência do ar, podem ocorrer em qualquer época do ano.

 

Nos meses de outono, de inverno e em parte da primavera é comum a influência de grandes sistemas de alta pressão atmosférica sobre o Brasil. 

 

A ASAS (Alta pressão Subtropical do Atlântico Sul) e todas as massas de ar frio (ar polar) são sistemas de alta pressão atmosférica e causam a subsidência, que reduz o nível de umidade no ar, a quantidade e o tamanho das nuvens. Assim, com menos nebulosidade e com nuvens pequenas, a chance de chover é menor.

 

 

Inversão térmica

A subsidência do ar também causa a inversão térmica que dificulta a dispersão da camada de poluentes. A falta de chuva e o ar parado ajudam a aumentar a poluição.

 

 

Subsidência e perda radiativa

É o efeito de subsidência que também acentua o resfriamento do ar durante a noite (perda radiativa) e faz com que muitas noites do outono, do inverno e do começo da primavera sejam frias, mesmo sem a presença de ar polar intenso.

 

 

Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP): anoitecer sem nuvens em 25/5/2020 com

ar frio e seco sobre a capital paulista

 

 

 

Foto de André C., São Paulo (SP): dia ensolarado e com céu azul em 10/5/2020 com

ar frio e seco sobre a capital paulista

 

 

Noites com poucas nuvens no verão

Durante a o verão,  quando o ar está muito subsidente, menos nuvens se formam à noite e a perda radiativa é maior. Isto deixa a madrugada mais fresca. Uma noite de verão com poucas nuvens é menos abafada do que uma noite de verão com muitas nuvens, mesmo sem a presença de ar polar.

 

 

A perda de calor na atmosfera é maior em noites com poucas nuvens

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%