Oferecido por
Nos cinco (5) primeiros dias de maio, as temperaturas máximas ficaram acima da média na maioria das capitais do Brasil. Mas o maior destaque é para São Paulo e Curitiba, que ficaram com valores de mais de 4°C acima da sua média neste período, de acordo com as estações automáticas e convencionais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Tabela com as médias de temperaturas máximas nos primeiros 5 dias das capitais no Brasil. Fonte: INMET
Com relação às médias das temperaturas mínimas, já nos primeiros 6 dias ficaram também acima da média em várias capitais do Brasil, mas os maiores valores foram em Porto Alegre, Campo Grande, Florianópolis e São Paulo, com valores entre 4,2 e 5,2°C acima da sua Climatologia. Destaque para Porto Alegre com 5,2°C acima da sua média nesta primeira semana de maio, sendo dados do INMET.
Tabela com as médias de temperaturas mínimas nos primeiros 6 dias das capitais no Brasil. Fonte: INMET.
Anomalias da temperatura máxima nesta primeira semana de maio. Fonte: INMET.
A tendência é que as temperaturas mudem no decorrer da semana que vem, com previsão de onda de frio, e risco até mesmo de geada no Sul do país entre os dias 10 e 12 de maio de 2023. Mas, a onda de frio mais forte está prevista a partir de meados da segunda quinzena de maio, sendo mais continental e em grande parte do Brasil, a partir do dia 19 de maio, com risco inclusive de friagem na Região Norte do país.
Diagrama Hovmöller de temperatura de maio até agosto de 2023. Fonte: Climatempo/CFS.
Veja também: Rio Grande do Sul com mais de 150mm de chuva em 96 horas