Oferecido por
A partir desta segunda-feira, 8 de Maio, enquanto a circulação de ventos e a umidade vinda do mar devem ajudar a formação de nuvens carregadas sobre o litoral da Bahia, no sertão nordestino é o oposto. Uma área de alta pressão vai impedir a formação de nuvens carregadas.
Até quarta-feira (10/05) a condição vai ser de tempo firme no interior de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com o sol brilhando no céu entre poucas nuvens e umidade relativa do ar abaixo dos 30%. E no litoral baiano, inclusive na capital de Salvador, o sol aparece no céu entre muitas nuvens, com vários períodos de nublado e chuva de moderada a forte intensidade a qualquer momento do dia.
Na quinta-feira, a chuva ainda vai ocorrer na Bahia, mas com menor intensidade. Além disso, essas nuvens também avançam sobre o sertão do Nordeste trazendo chuva isolada e muito pontual para a região.
Em um período de cinco dias, (07/05 - 11/05) a região próxima a Salvador deve acumular 50mm de chuva. Em contrapartida, no sertão algumas áreas ficam secas e outras o acumulado de chuva não passa de 2mm (figura 1).
Figura 1: Acumulado de chuva no Brasil entre os dias 07/05 e 11/05