Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva forte persiste no Sul e Norte do país neste domingo

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva forte persiste no Sul e Norte do país neste domingo

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    11 min de leitura

    Oferecido por

      

    Para o domingo (07) o destaque é a forte chuva no sul do país, por conta da formação de uma frente fria no sul do país, com seu ciclone extratropical entre o norte da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul, somada a um corredor de umidade que vem da Amazônia e mais um cavado meteorológico em altitude (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada). Há risco de fortes temporais, volumes elevados de água e queda de granizo, além de ventania. Esses sistemas influenciam também parte de Santa Catarina, do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul.

    Ressalta-se que a chuva no Sul do país, que passou variou entre 155mm e 211mm entre a manhã de 02 a de 06 de maio de 2023 no Rio Grande do Sul e que pode ainda aumentar esses volumes de água até segunda-feira (07), e até mesmo em parte de Santa Catarina, é além da contribuição da formação de frentes frias e mais o corredor de umidade persistente, que é oriundo da Região Norte do país, também da influência do El Niño costeiro, que fortalece as correntes de jato nesta região, e do gradiente de temperatura, que se forma entre as águas quentes entre o norte do Chile e Peru com as águas mais frias no sul do continente.
    Mas não tem só isso, pois há persistência do escoamento de umidade do Norte ao Sul do país, tem uma grande contribuição, pois não consegue “avançar” para as áreas mais ao norte e centrais, por que há uma configuração de bloqueio atmosférico no sudeste do Oceano Pacífico, e mais outra que é uma circulação anticiclônica nos médios níveis da atmosfera atuando sobre o Brasil Central e leste do Sudeste.

     

    Voltando ao domingo, a Região Norte também merece atenção, pois ainda terá fortes chuvas e volume de água elevados, em especial em Rondônia, Amazonas, Roraima e parte do Pará e no Amapá. E muitas dessas precipitações são por conta do calor e da alta umidade do ar, instabilidades tropicais, e do Amapá e no norte do Pará há a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios. E esse mesmo sistema, a ZCIT, também atuará no norte do Nordeste, e que poderá ajudar na chuva pontualmente forte e acumulados elevados em parte do Maranhão.

     

    Já no sul e leste da Bahia, além do calor, há muita umidade que vem do mar e a convergência dos ventos em superfície, que ajudará na chuva forte e nos acumulados de chuva elevados para o domingo, inclusive em Salvador.

     

    Por fim, nas áreas centrais e boa parte do Sudeste do país, o ar seco predomina, com sensação de calor e umidade do ar abaixo dos 30%.

     

    Previsão do tempo para o Brasil para  07/05/2023 - domingo

     

    Para a Região Sul:
    A formação de uma frente fria no sul do país, com seu ciclone extratropical entre o norte da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul, somada a um corredor de umidade que vem da Amazônia e mais um cavado meteorológico em altitude (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), trarão fortes temporais pelo estado gaúcho neste domingo (07), com risco de granizo, volumes elevados de chuva (de mais de 100mm) e rajadas de vento. Também terá fortes chuvas do sudeste ao oeste catarinense e no sudoeste e sul do Paraná, com raios e ventania também, além de acumulados pontualmente altos. Por outro lado, no nordeste catarinense e no leste, centro e norte paranaense, o tempo será firme, devido a uma massa de ar seco. Atenção também ao risco de nevoeiro e névoa úmida nas primeiras horas do dia sobre o nordeste e leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, por conta das baixas temperaturas e umidade elevada neste período. Mas, ressalta-se que as temperaturas serão elevadas pelo centro norte do PR e mais baixas no centro sul do RS, neste último caso pela influência da grande quantidade de nebulosidade.

     

    Para a Região Sudeste:
    Tempo firme em grande parte do Sudeste, por conta da configuração de um bloqueio atmosférico e mais uma circulação anticiclônica nos médios níveis da atmosfera, entre o Sudeste e Centro-Oeste do país, inibindo a formação de nuvens de chuva em boa parte dessas áreas. Com sensação de calor. A umidade do ar deve ficar abaixo dos 30% no noroeste e norte do estado de São Paulo e da região do Triângulo Mineiro ao noroeste de Minas Gerais. Neste domingo, só deverá chover mesmo no nordeste do Rio De Janeiro (como da região de Cabo Frio à região de Campos dos Goytacazes) e no sudeste, nordeste e leste do Espírito Santo, de forma isolada e fraca.

     

    Para a Região Centro-Oeste:
    Boa parte do Centro-Oeste terá um tempo firme neste domingo (07), com sensação de calor e umidade baixa, com valores abaixo dos 30%, como em Goiás, no Distrito Federal, no centro norte e nordeste do Mato Grosso do Sul e no sudeste e sul do Mato Grosso. Chuva será apenas no extremo sul e oeste do Mato Grosso do Sul e no oeste e centro norte do Mato Grosso. A precipitação pode ser forte nessas áreas, como no sul do Mato Grosso do Sul e no norte matogrossense.

     

    Para a Região Nordeste:
    No domingo o tempo será firme, com calor e umidade baixa no centro oeste da Bahia, no nordeste e centro de Pernambuco, no leste e sul do Piauí, no centro sul do Ceará, no sul e oeste do Rio Grande do Norte e no centro oeste da Paraíba. Nas demais áreas, há previsão de chuva, com atenção especial para a chuva mais forte e acumulados mais elevados no sul e leste da Bahia, incluindo Salvador, e em parte do Maranhão. No norte do Nordeste ainda há a contribuição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios, do calor e da alta umidade, e no sul e leste da Bahia, além do calor, há muita umidade que vem do mar e a convergência dos ventos em superfície.

     

    Para a Região Norte:
    Previsão de chuva forte em todos os estados da Região Nortista, com risco maior parte temporais e volumes de chuva elevados pelo Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas e parte do Pará e do Amapá, muito pela influência da alta umidade e do calor, além das instabilidades tropicais, e na faixa norte da Região também há a contribuição da Zona de Convergência Intertropical(ZCIT). Tempo estável apenas no sul do Tocantins, que terá também umidade abaixo dos 30% no meio da tarde.

     

    Alertas meteorológicos para  07/05/2023 - domingo

     

    Atenção para chuva moderada a forte e temporais nas capitais: Porto Alegre, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Salvador.


    Alerta para temporais novamente sobre todo o estado do Rio Grande do Sul, no Amazonas, no centro norte de Rondônia e em Roraima.


    Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte sobre o Acre, no oeste e leste do Amazonas, do sul ao noroeste do Pará, no norte do Amapá, no sul de Rondônia, no oeste e norte do Mato Grosso, no noroeste do Tocantins, no leste e parte do sul da Bahia, no extremo norte do Rio Grande do Sul, do oeste ao sudeste de Santa Catarina, no sudoeste do Paraná.

     

    Onde há previsão de chuva moderada a forte e temporais as rajadas de vento devem variar entre 50 e 80km/h na média, podendo superar esse valor, em especial onde os temporais forem mais intensos.

     

    Vento constante e na média entre 40 a 60km/h no sudoeste e leste de Santa Catarina.

     

    Previsão de volumes de chuva elevados para domingo, com mais de 100mm, ainda sobre o Rio Grande do Sul, em pontos do Amazonas, do Pará, norte do Pará, no Acre e norte de Rondônia.

    Os acumulados de chuva podem ser pontualmente elevados também no leste da Bahia, incluindo a região metropolitana de Salvador, e sobre Roraima.


    Atenção para o ar seco, com níveis de umidade do ar entre 20% e 30% no noroeste e norte de São Paulo, do Triângulo Mineiro ao noroeste de Minas Gerais, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no sul e sudeste de Mato Grosso, no sul de Tocantins, no centro oeste da Bahia, no extremo sul e leste do Piauí, no centro sul do Ceará, no oeste e sul do Rio Grande do Norte, no centro oeste da Paraíba, e no centro noroeste de Pernambuco.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias