1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Início de maio mais quente em 4 anos no Rio e chuva para quarta
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Início de maio mais quente em 4 anos no Rio e chuva para quarta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

 

Durante os primeiros 9 dias de maio na cidade do Rio De Janeiro, as médias das temperaturas máximas registradas pelas estações automáticas de Vila Militar e Forte de Copacabana foram as mais altas em 4 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na Vila Militar, a média das temperaturas máximas foi de 30,1°C, sendo 2,3°C acima da sua Climatologia de 27,8°C. Essa foi a maior média registrada nesses 9 dias de maio nos últimos 4 anos, desde 2019, quando a média foi de 30,9°C. Em Forte de Copacabana, a média das temperaturas máximas foi de 28,7°C, 2,3°C acima da sua climatologia de 26,4°C, também a maior média registrada nos últimos 4 anos, desde 2019, quando a média foi de 29,5°C.

 

Tabela com as médias de temperaturas mínimas nos primeiros 9 dias em Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 17 anos. Fonte: INMET

ml.

 

Tabela com as médias de temperaturas mínimas nos primeiros 9 dias em Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 16 anos. Fonte: INMET fc.

Já em Jacarepaguá, a média das temperaturas máximas foi de 28,7°C, 1,0°C acima da sua climatologia de 27,7°C. No entanto, essa foi a menor média registrada nesses 9 dias de maio nos últimos 2 anos, desde 2021, quando a média foi de 27,8°C. Por fim, em Marambaia, a média das temperaturas máximas foi de 27,4°C, 0,8°C acima da sua climatologia de 26,6°C, mas também está tendo a menor média registrada nesses 9 dias de maio nos últimos 2 anos, desde 2021, quando a média foi de 27,2°C.

 

   Tabela com as médias de temperaturas mínimas nos primeiros 9 dias em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 6 anos. Fonte: INMETjc.

 

 Tabela com as médias de temperaturas mínimas nos primeiros 9 dias em Marambaia, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 21 anos. Fonte: INMET 

 ma.

As temperaturas devem diminuir nos próximos dias sobre o estado do Rio de Janeiro

 

Porém, com o avanço de uma frente fria na costa do Rio de Janeiro, e com a entrada de um ar mais frio que vem na retaguarda desse sistema, as temperaturas devem diminuir nos próximos dias em todo o estado fluminense. Sendo que as menores temperaturas serão registradas entre este final de semana e no início da semana que vem.

 

 

Risco para acumulados elevados nesta quarta-feira no estado do Rio de Janeiro

 

Destaca-se também as instabilidades nesta quarta-feira, dia 10 de maio, em todo o estado do Rio de Janeiro, que terá chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Com alerta para chuva frequente, de moderada a forte intensidade, e acumulados elevados, neste dia, com potencial para alagamentos, em especial sobre as regiões da Costa Verde, metropolitana do Rio de Janeiro, das Baixadas Litorâneas, como em pontos da região Serrana. E também tem chuva forte sobre as regiões do Médio Paraíba, Centro sul, noroeste e norte do estado do Rio.

 

radar2

Imagem de radar no estado do Rio de Janeiro,  às 09h45 do dia 10 de maio de 2023. Fonte:INEA - Instituto Estadual do Ambiente.

 

Pelas imagens de radar, por volta das 09h45, choveu sobre a região da Costa Verde e no litoral do estado do Rio de Janeiro, com acumulados que já passam dos 40mm em 24 horas, entre a manhã dos dias 09 e 10 de maio, sobre Paraty e em Angra dos Reis, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

 

Na quinta-feira, 11 de maio, a frente fria avança no decorrer do dia pelo Espírito Santo, e junto com um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada, causarão chuva mais durante a tarde, por todo do Rio de Janeiro, sendo mais forte em pontos das regiões Serrana e noroeste do estado.

 

A sexta-feira, 12, é de chuva forte em todo o estado do Rio de Janeiro, com acumulados mais altos na costa e no norte do estado, por conta da alta umidade que vem do mar e mais um cavado meteorológico.

 

Nos próximos dias a chuva seguirá pelo estado fluminense, sendo que no início da semana que vem as instabilidade são influenciadas por um ciclone extratropical na costa do Sudeste do país.

 

 

Veja também: Início de maio mais quente em 5 anos em Campo Grande

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias