Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Forte ciclone tropical avança para Bangladesh e Mianmar

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Forte ciclone tropical avança para Bangladesh e Mianmar

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A forte tempestade ciclônica Mocha (pronuncia-se Mokha) está se intensificando rapidamente na Baía de Bengala, no oceano Índico Norte, e ameaça as áreas costeiras de Bangladesh e Mianmar.

     

    Equipes de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU) já  preparam a logística de auxílio para as populações, pois o ciclone deve influenciar, por exemplo, a região de Cox's Bazaar, onde vivem quase um milhão de refugiados Rohingya - o maior campo do mundo.

     

     

    Ciclone tropical Mocha, no oceano Índico Norte, em 13/5/23, às 3h30 UTC (00h30 em Brasília) -

    Imagem RAMMB/CIRA)

     

    Ciclone muito forte

     

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) está fornecendo previsões e apoio meteorológico às agências humanitárias para ajudá-las a se mobilizar contra esta ameaça muito perigosa. O centro meteorológico regional especializado da OMM em Nova Délhi prevê que Mocha se fortalecerá ainda mais até o tocar o continente entre Cox's Bazar (Bangladesh) e Kyaukpyu (Mianmar), perto de Sittwe (Mianmar) no domingo, 14 de maio (por volta do meio-dia, horário local).

     

    Ciclone Mocha: trajetória estimada pelo Departamento de Meteorologia da Índia em 12/5/23, às 03h00UTC

     

    Prevê-se que atinja a costa com ventos máximos sustentados de 180-190 km/h, o equivalente a um furacão de categoria 3, na escala Saffir-Simpson.

     

    Uma grande elevação do mar também está sendo prevista, com cerca de 2,0m a 2,5 m acima das marés astronômicas, que provavelmente inundará as áreas baixas do norte de Mianmar e as costas adjacentes do sudeste de Bangladesh.  Há previsão também de chuvas fortes, com o possível risco de inundações, inundações repentinas e deslizamentos de terra.

     

     

    Ciclone Mocha sobre o oceano Índico Norte, na baía de Bengala, em 11/5/23 (Imagem: NOAA)

     

    Ciclone vai afetar milhares de pessoas muito vulneráveis

     

    Depois que este forte ciclone entrar no continente,  haverá grandes impactos para potencialmente centenas de milhares das pessoas mais vulneráveis do mundo, mais uma vez destacando a importância da iniciativa Alertas Precoces para Todos da ONU.

     

    Cox's Bazaar é o lar de quase um milhão de refugiados Rohingya - o maior campo do mundo. O estado de Rakhine, no vizinho Mianmar, tem cerca de seis milhões de pessoas necessitadas de assistência humanitária. Esta área de impacto do ciclone em Cox's Bazaar e Rakhine é de baixa altitude e altamente propensa a inundações.

     

    Mais tarde, espera-se que chuvas fortes e ventos fortes atinjam as comunidades do interior do Noroeste, que também são propensas a deslizamentos de terra e inundações. O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, a Organização Internacional para Migração, a Organização Mundial da Saúde e o Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho estão fazendo planos de contingência e mobilizando a preparação da comunidade, com base nas previsões. Isso inclui o pré-posicionamento de suprimentos médicos, alimentos e abrigo de emergência.

     

    A OCHA disse que uma injeção urgente de fundos é necessária para facilitar uma resposta em grande escala ao ciclone. Até o momento, apenas 10% do Plano de Resposta Humanitária de US$ 764 milhões foi financiado.

     

     

    Fonte: Organização Meteorológica Mundial

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias