Oferecido por
Um sistema de alta pressão segue atuando sobre o Centro- Sul do Brasil e inibindo a formação de nebulosidade sobre várias áreas. A falta de ocorrência de chuva sobre estas regiões e a atuação desta massa de ar mais seco, contribui para que os índices de umidade relativa do ar fiquem baixos em alguns estados no decorrer desta terça-feira (16)
No centro-sul de Mato Grosso, em praticamente todo o estado de Goiás e do Mato Grosso do Sul. Em todo o território paulista -exceto no litoral, no sul de Minas Gerais e no centro, no oeste e no noroeste mineiro. Na maior parte do Paraná, no centro-oeste de Santa Catarina e também no norte, noroeste e no oeste do Rio Grande do Sul, as condições serão de atenção para valores inferiores a 30%.
O destaque especial fica para o extremo sul do Mato Grosso, o sul de Goiás, o centro-norte e o oeste de Mato Grosso do Sul, o sudoeste de Minas e o centro-norte e o noroeste de São Paulo onde a situação será de alerta para umidade relativa do ar abaixo dos 20%.
Foto: Umidade relativa do ar para o dia 16 de maio de 2023.
Em ambientes com baixa umidade relativa do ar e alta incidência de luz solar, não só a dispersão de poluentes é dificultada, piorando a qualidade do ar, mas também algumas substâncias químicas interagem com a luz do sol e se convertem em ozônio, um gás extremamente tóxico próximo à superfície e que agrava quadros de irritação na pele e nas mucosas.
Confira abaixo alguns cuidados importantes para a saúde em dias muito secos.