Oferecido por
A capital fluminense registrou neste sábado, 20 de maio, a madrugada mais fria de 2023, com 13,1°C observados entre às 05 horas e às 06 horas na Vila Militar, pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). E esse valor é 4,4°C abaixo da sua Climatologia de temperatura mínima, que é de 17,5°C. Sendo que antes a menor mínima do ano na cidade era de 13,4°C no dia 16 de maio registrado em Jacarepaguá, também pelo INMET.
Foto: Rio De Janeiro (RJ), por Marcos Pristo
Tabela com as menores temperaturas mínimas de 2023 na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, pelos dados do INMET.
Vale salientar também que em maio do ano passado chegou a fazer mais frio pela estação da Vila Militar, com 11,5°C em 19 de maio de 2022.
Já as menores temperaturas deste início deste sábado, 20, no estado do Rio de Janeiro foram de 4,3°C em Nova Friburgo, 5,3°C em Paty do Alferes, em Avelar, e 5,8°C no Pico do Couto, também pela estação do INMET, já pelas estações não governamentais, chegou a fazer -9,2°C na estação de Campo Belo, no Parque Nacional do Itatiaia, segundo dados do Weather Link.
Mapas das menores temperaturas mínimas de 20 de maio de 2023, até às 09 horas (horário de Brasília). Fonte:INMET.
Tabela com as menores temperaturas mínimas de 2023 em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, pelos dados do INMET.
Tendência ainda de sensação de frio pela madrugada e manhã
Nos próximos dias a sensação de frio pelas madrugadas e manhã continuam no estado do Rio de Janeiro, e com temperaturas mais agradáveis durante a tarde, com sensação de calor em algumas áreas, devido à presença do sol. As temperaturas mínimas não devem ser as menores do ano na capital, nesses dias que se seguem. E também não há previsão ainda de chuva neste final de semana. Entretanto, já poderá voltar a chover, de forma isolada no centro norte do estado do Rio nos primeiros dias da semana que vem, por conta da formação de áreas de instabilidade e mais à umidade oriunda do mar.
Por outro lado, a cidade do Rio de Janeiro, praticamente, não chove na semana que vem, mas é mais no final do mês, a partir de 28 de maio, que a chuva ocorrerá em mais áreas da região do Rio, incluindo a capital, por influência da passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste.