1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / ONU premia agricultura tradicional da Serra do Espinhaço (MG)
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ONU premia agricultura tradicional da Serra do Espinhaço (MG)

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O fortalecimento do nexo entre seres humanos e o meio ambiente na produção de alimentos e a preservação da biodiversidade e da subsistência de pequenos produtores são o destaque de um certificado global entregue pela ONU, na segunda-feira, 22 de maio. 

 

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, listou 24 Sistemas Importantes de Patrimônio Agrícola Global que estão sendo expostos numa série de dois dias de eventos e experiências imersivas, na sede da FAO em Roma. 

 

 

A Serra do Espinhaço (MG), foi reconhecida como um Sistema de Patrimônio Agrícola de Importância Mundial

(Foto: FAO/Fernanda Testa Monteiro)

 

Comunidades indígenas 


Dentre os 12 países, apenas um de língua portuguesa, o Brasil, recebeu a distinção com o Sistema de Agricultura Tradicional da Serra do Espinhaço, no estado de Minas Gerais. 

 

Assista ao vídeo do projeto brasileiro e conheça um pouco o trabalho dos apanhadores de sempre-vivas da Serra do Espinhaço. Eles são um exemplo de entendimento de biodiversidade e de sustentabilidade. Sabem usar a terra de forma sustentável, com conhecimentos que foram passados de geração em geração.

 

 

 

Os sítios ao redor do globo vão desde terrenos diversos com sistemas de cultivo, a oásis, comunidades indígenas em florestas tropicais, áreas montanhosas e íngremes na produção de vinho, frutas e azeitonas. 

 

Todos os projetos receberam certificados de reconhecimento. Países como China, Equador, Irã, Itália, Japão, Marrocos, Coreia do Sul e Tunísia receberam diplomas para mais de um projeto. Já Brasil, México, Espanha e Tailândia foram agraciados com apenas um sítio, cada. 

 

 

Programas irmãos 


O diretor-geral da FAO, Qu Dongyu lembrou que a inclusão na lista traz um compromisso de parceria pelo desenvolvimento sustentável em áreas rurais.

A iniciativa serve para implementar novas ações, construir estruturas e aprender uns dos outros.  

 

Fonte: ONU News

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias