Oferecido por
A chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira provocou fortes pancadas de chuva e ventos fortes, em várias regiões do estado. Até por volta das 21 horas da sexta-feira, 26 de maio, as pancadas de chuva já tinham ocorrido em diversas áreas do centro, sul e oeste do estado. Mas radares meteorológicos mostravam a tendência do deslocamento das áreas de chuva em direção ao norte. A região da Grande Porto Alegre deve sentir as pancadas de chuva no decorrer da noite desta sexta-feira e na madrugada do sábado.
Frente fria chegou ao RS em 26/5/23 com chuva e vento forte
Alguns locais do Rio Grande do Sul experimentaram chuva de forte intensidade nesta sexta-feira, 27 de maio, com a chegada da nova frente fria.
Segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 15h e 20h choveu 50,6 mm em Alegrete. A região de Uruguaiana acumulou 49,6 mm em cerca de 12 horas. Em Santiago, foram acumulados 38 mm de chuva em apenas 3 horas.
Em Itaqui, choveu 82,8 mm em 12 horas, entre 11h e 23h da sexta-feira, pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Este volume de chuva representa cerca de 73% da média de chuva para maio, que é de aproximadamente 113 mm
Ventania no Rio Grande do Sul e na serra catarinense
Na região de Santa Vitória do palmar choveu apenas 18,6 mm, mas as nuvens carregadas que passaram por lá provocaram um rajada de vento de 82 km/h, entre 15h e 16 h
Em Bagé, na campanha gaúcha, houve rajada de 70 km/h, entre 12h e 13h.
Na região de Santa Maria, o aeroporto local registrou uma rajada de vento com 74 km/h por volta das 18h30 da sexta-feira, 27 de maio.
O deslocamento desta nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul também induziu fortíssimas rajadas de vento nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, a estação meteorológica do Inmet registrou constantes rajadas de vento entre 80 e 111 km/h, durante toda a sexta-feira. As rajadas mais intensas foram de 102 km/h, entre 7 e 8 horas da manhã e de 111 km/h entre meio-dia e 1 hora da tarde da sexta-feira.
Durante esse fim de semana, a nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil e a previsão de temporais para este sábado nos três estados. Só não deve chover ainda no extremo norte do Paraná.
Durante o domingo, 28, a chuva diminui e o frio aumenta sobre a maioria das áreas do Rio Grande do Sul, mas pode chover forte no norte do estado, incluindo áreas de Planalto e Serra.
Já para Santa Catarina e Paraná, a previsão é de um domingo muito instável, com risco de temporais, com ventania.
A temperatura tem acentuada a queda também nesses estados durante o domingo