Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Volumes elevados de chuva sobre o litoral paulista

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

 

Nas últimas 24 horas, entre a manhã do domingo, em 28 de maio, e a manhã de segunda-feira, em 29 de maio, choveu bastante sobre a Baixada Santista, o litoral norte de São Paulo, e na região de Santo André, que faz divisa com a serra do mar, com volumes entre 70mm e 100mm, por conta da passagem de uma frente fria e mais a umidade constante que vem do mar. 

 

Destaca-se os 99,8mm de chuva, registrados em 24 horas, em Bertioga, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), o que corresponde a 82,3% da Climatologia de maio (121,2mm) e os 91,6mm em Santos, equivale a 63,5% da média do mês (144,3mm), de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

 

GettyImages-1479469915

Fonte: Getty Images.

 

 

 

Além disso, com a passagem desse sistema frontal, houve relatos de rajadas de vento de 70,9km/h, na noite de domingo (29), no Guarujá.

 

 

Cemaden24horas

 Acumulados de chuva em 24 horas, entre a manhã de 28 e 29 de maio, no Brasil, segundo dados do CEMADEN.

 

Tendência de aumento da chuva nos próximos dias para o estado de São Paulo


Nesta segunda, 28 de maio, a frente fria se afasta em direção ao Rio De Janeiro, mas os ventos constantes que sopram do mar contra a costa favorecem muitas nuvens e umidade sobre o leste e litoral de São Paulo. Pode chover por várias vezes, com moderada a forte intensidade, intercalando breves períodos de melhora. O  potencial maior para temporais é em especial sobre o litoral norte e a Baixada Santista, com previsão de mais volumes elevados de chuva, ainda neste dia. Destaque também para as temperaturas baixas na capital paulista, quanto do sudoeste ao leste de São Paulo. No interior, áreas centrais e norte do estado, tempo firme, mas com bastante variação de nebulosidade ao longo do dia.

 

Atenção entre terça e quarta-feira (31), pois à chuva ganha intensidade e volume em todo o estado de São Paulo, inclusive na capital, com rajadas de vento entre 50 e 70km/h, na média, podendo superar esses dados, além de acumulados altos (com mencionado anteriormente), por influência do deslocamento de uma baixa pressão atmosférica pelo estado, de um corredor de umidade, mais um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada) e as fortes correntes de vento em altitude, chamadas de jato. Ressalta-se que a baixa pressão atmosférica que se desloca pelo estado de São Paulo, se torna um ciclone extratropical já no final da quarta e no decorrer da quinta-feira (01 de junho), dando origem a uma nova frente fria na costa do Sudeste na quinta (01). Sendo que na quinta, a frente acaba trazendo mais chuva no litoral paulista, no estado do Rio de Janeiro, parte do Espírito Santo e sul e leste de Minas Gerais.

 

Porém, a precipitação já deve parar pelo estado de São Paulo, de uma maneira geral, a partir desta sexta, 02 de junho, com variação de nuvens na sexta e chuvisco apenas no litoral, e tempo mais aberto no decorrer dos dias que se seguem. No entanto, em meados da semana que vem, entre 06 e 10 de junho, pode voltar a chover mais uma vez, apenas, pelo litoral paulista.

 

 

pentada06-05.png

Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 29/05/2023 e  02/06/2023. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System  (GFS)

 

Veja também: Aumento da umidade em São Paulo esta semana

 

A sensação de frio continua ainda no início de junho sobre parte do estado de São Paulo, mas o frio mais intenso deve chegar na segunda quinzena de junho, estamos monitorando.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias