Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sol predomina no Brasil, mas frente fria provoca chuva no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

A presença de uma grande e forte massa de ar seco sobre o Brasil deixa a maioria das áreas do país com poucas nuvens e sem condições para chuva. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens de chuva.

 

Mas uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul causando aumento da nebulosidade e chuva no estado.

 

Áreas de instabilidade crescem ao longo do litoral do Nordeste e no Norte do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocam chuva moderada a forte.

 

Foto de Juliana Ortner, Viamão (RS)


Previsão do tempo para o Brasil para 10/06/2023 - sábado

 


Região Sul

 

Uma frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul. A nebulosidade aumenta no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer em todo o estado, principalmente à tarde e à noite. Pela manhã, as condições para chuva são altas para a fronteira com o Uruguai. 

 


Em Santa Catarina e no Paraná, o sol e o tempo seco predominam, mas algumas nuvens podem surgir no decorrer do dia. Há risco de rajadas de vento moderadas e faz calor à tarde. Pode chover a partir da tarde na serra catarinense

 

Atenção: a nova frente fria espalha chuva volumosa no domingo, a chuva sobre o Sul do Brasil e esfria muito.

 


Região Sudeste

 

A Região Sudeste continua com tempo firme neste sábado, com muito sol e sem condições para chuva.  O ar seco que predomina sobre a Região inibe o crescimento de grandes nuvens. Faz frio ao amanhecer, mas durante a tarde faz calor para os padrões de junho, em todos os estados.

 

Há possibilidade de nevoeiro ao amanhecer em áreas de vales

 

O domingo ainda será ensolarado na Região Sudeste, mas pode chover no extremo sul do litoral paulista por causa da chegada de uma frente fria.

 


Região Centro-Oeste

 

Uma grande massa de ar seco permanece sobre a Região Centro-Oeste e deixa o tempo firme, sem condições para chuva. A baixa umidade do ar inibe a formação de grandes nuvens. O sol forte, calor e ar seco predominam em toda a Região

 

Atenção com a baixa umidade do ar, que fica entre 20% e 30% por várias horas consecutivas.

 

Uma frente fria vai provocar chuva em áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso durante o domingo.

 


Região Nordeste

 

Áreas de instabilidade influenciam parte do Nordeste do Brasil e há condições para chuva no litoral e interior de todos os estados.  

O sol predomina o dia todo apenas no sul do Maranhão, no centro e sul do Piauí, no Oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, nas áreas de de agreste da Paraíba e no interior do Rio Grande do Norte. 

 

Atenção para chuva frequente e que pode ser moderada a forte no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.

 

Pancadas de chuva frequentes ocorrem nas demais áreas do Nordeste, mas com períodos de sol. 

 


Região Norte

 

Nuvens carregadas se formam sobre a maioria das áreas da Região Norte por causa do calor e da umidade do ar elevada. Quase toda a Região tem sol e pancadas de chuva com raios, que ocorrem principalmente à tarde e à noite. O tempo fica seco e quente  em quase todo o Tocantins, onde chove apenas no extremo norte do estado.

 

 

Confira as mudanças no tempo que ocorrem a partir do domingo, 11 de junho

 


Alertas meteorológicos para  10/06/2023 - sábado


Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Salvador, Aracaju, Maceió, São Luís, Fortaleza, Manaus, Boa Vista.


Alerta para temporais na região central, sul e leste do Rio Grande do Sul (inclui Grande Porto Alegre) e na região de Salvador

 

Atenção para o risco de chuva moderada a forte e de raios no oeste/sudoeste do Rio Grande do Sul, no litoral sul da Bahia, litoral de Sergipe e de Alagoas, litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão, extremo no norte do Amapá, no noroeste e norte do Amazonas e em Roraima


Atenção para o ar seco, com nível de umidade do ar entre 21% e 30% no interior do Paraná, no centro e oeste de Santa Catarina, na Grande São Paulo e interior de São Paulo, em Minas Gerais (exceto no leste do estado), no interior do Rio Janeiro, no Centro-Oeste (exceto no oeste e noroeste de Mato Grosso), no Tocantins (exceto no extremo norte do estado), no oeste da Bahia, no sul do Piauí e sul do Maranhão.

 

Atenção: saiba o que é o El Niño 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias