Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ciclone extratropical aumenta a chuva e o vento no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

A formação de um ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina nesta quinta-feira (15), irá intensificar as condições de chuva volumosa em muitas áreas da Região Sul. Os acumulados poderão ser bastante elevados do centro ao norte do Rio Grande do Sul, e também na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra gaúcha.

 

 

Foto: Getty imagens

 

Praticamente todo o estado de Santa Catarina terá chuva intensa e volumosa, incluindo Florianópolis. No Paraná, também tem previsão de grandes volumes de precipitação no leste, norte e sul do estado.

 

Estão previstos temporais pela maioria destas áreas e o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é muito alto. 

 

 

Formação de ciclone extratropical 

 

No decorrer desta quinta-feira (15), uma acentuada queda da pressão atmosférica ocorre sobre o mar, entre o litoral de São Paulo e de Santa Catarina, gerando um ciclone extratropical à noite. Este sistema vai intensificar a chuva e o vento sobre parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Ciclones extratropicais são sistemas comuns na costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Podem ocasionar ventania intensa e muita chuva, dependendo da sua força e proximidade com o continente. 

 

O que é e qual o perigo de um ciclone extratropical?

  

 

Temporais persistem na sexta-feira (16)

 

Na sexta-feira (16), as instabilidades ganham força no centro-norte e o nordeste do Rio Grande do Sul e o risco de chuva forte e intensa se mantém. Os acumulados de chuva poderão ser muito elevados na Serra, no litoral norte e na região Metropolitana de Porto Alegre.

 

Em Santa Catarina também há previsão de chuva por todo o estado. Grandes volumes de chuva devem ser acumulados também durante a sexta-feira no litoral sul e na região serrana do estado. Mas outras áreas do litoral catarinense, a região de Florianópolis e o Vale do Itajaí permanecem na situação de risco de chuva volumosa.

 

O litoral do Paraná ainda terá muita chuva nesta quinta-feira (15), mas a chuva diminui na sexta, com previsão de períodos com sol durante a tarde

 

Alerta

 

O potencial para transtornos segue elevado na Região Sul com a persistência da chuva e além disso, a sensação de frio intenso também continua ao longo da sexta (15), devido à presença de uma massa de ar de origem polar.

 

Veja resumo do alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina para o período de 14 a 16 de junho de 2023

 

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu alerta especial para o aumento da chuva provocado pelo ciclone extratropical.

 

Alerta da Defesa Civil do Rio Grande do Sul para o período de 15 a 16 de junho de 2023

 

Segue o alerta da Defesa Civil Gaúcha

 

A previsão de elevados volumes de chuva em parte do Rio Grande do Sul devem trazer transtornos (quedas de barreiras e deslizamentos) nas regiões Nordeste e Leste entre a quinta e a sexta-feira (15 e 16 de junho).


Quinta-feira (15): chuvas fracas a moderadas em áreas da metade norte do Rio Grande do Sul. As instabilidades se intensificam entre a tarde e a noite sobre a Serra gaúcha, Vale do Paranhana e Litoral Norte, trazendo chuvas persistentes e com risco de transtornos associados aos elevados acumulados, que variam dos 50 aos 100 mm. As rajadas de vento também ganham força durante a noite, ficando entre 40 e 60 km/h e deixam o mar agitado em toda a faixa litorânea.


Sexta-feira (16): na madrugada e manhã as chuvas seguem intensas na Serra gaúcha, Vale do Paranhana e Litoral Norte, mantendo-se o risco para transtornos associados aos elevados volumes, que variam entre 100
e 150 mm em alguns pontos. As rajadas de vento se intensificam ainda mais nessas regiões, ficando em torno dos 70 e 90 km/h, podendo chegar aos 100 km/h de forma isolada. O mar ainda fica agitado no litoral gaúcho e com condições para ressaca principalmente entre o Litoral Médio e Norte.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias