Oferecido por
O inverno tem início nesta quarta-feira, dia 21 de junho de 2023 às 11h58 (Horário de Brasília) e termina em 23 de setembro de 2023, com o equinócio da primavera. A nova estação promete temperaturas mais altas que o normal em toda a Região Centro-Oeste, com destaque para o estado de Mato Grosso que já tem temperaturas altas e em elevação ao longo do inverno, mas a expectativa é que fique ainda mais quente.
A estação é seca em quase todas as áreas, com desvios ligeiramente negativos no norte de Mato Grosso e positivos no sul do Mato Grosso do Sul. Há expectativa de novas friagens no oeste da Região, principalmente no mês de julho. O sul de Mato Grosso do Sul pode ter frio intenso ainda em agosto, mas o risco de geadas muito amplas, fortes e com mais de 1 dia na sequência é baixo.
Julho
Julho terá temperaturas acima da média em quase todas as áreas, principalmente no norte e oeste de Mato Grosso. Somente numa pequena faixa entre o oeste de Goiás, o leste do Mato Grosso e nordeste de Mato Grosso do Sul é que a temperatura fica dentro da média, devido à persistência do tempo seco que deixa as noites mais frias, mas continua fazendo calor à tarde. Praticamente não chove em todas as áreas, mas o risco de temporais é maior entre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de um evento mais intenso de friagem no Pantanal e oeste de Mato Grosso.
Precipitação - Inverno 2023
Agosto
O mês de agosto tende a ter mais entradas de ar frio pelo sudoeste de Mato Grosso do Sul, mas com grande alternância entre períodos
quentes (que ficam mais quentes comparados a julho) e dias de frio intenso. O tempo fica mais instável devido a intensificação dos fluxos de umidade, que se direcionam um pouco mais ao norte, com risco maior de temporais sobre Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Já em Goiás e no Distrito Federal o calor aumenta e o ar fica mais seco, aumentando o risco de queimadas.
Temperatura - Inverno 2023
Setembro
Calor intenso no mês de setembro será de calor intenso e chuvas muito isoladas, com predomínio de tempo seco sobre toda a região. Já no estado de Mato Grosso, em Goiás, no norte e leste de Mato Grosso do Sul há possibilidade de períodos prolongados de calor intenso com máximas próximas a 38-40°C. No sudoeste do Mato Grosso do Sul, por conta dos fluxos de ar quente e úmido, o risco de temporais permanece mais elevado.