Oferecido por
O inverno astronômico de 2023 tem início às 11h58 de 21 de junho e se estende até às 3h50 do dia 22 de setembro.
O ar seco predomina sobre o Brasil. A baixa umidade do ar inibe o crescimento de nuvens e a ocorrência de chuva na maioria das regiões do país.
Áreas de instabilidade associadas que se desenvolvem entre o Paraguai, o norte da Argentina e o Sul do Brasil espalham nuvens de chuva no decorrer do dia sobre os três estados da Região.
Outras nuvens carregadas crescem na costa norte e pelo leste do Nordeste, com potencial para provocar chuva moderada a forte.
Nuvens de chuva se formam sobre parte do Norte do Brasil por causa do ar quente e úmido
Tempo volta a ficar instável no RS na virada do outono para o inverno de 2023 (Foto: Fabíola Weikamp)
Previsão do tempo para o Brasil para 21/06/2023 - quarta-feira
Região Sul
Áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil aumentando a quantidade de nuvens e condições para chuva.
O dia segue nublado e com chuva no centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte nestas regiões. Nas demais áreas gaúchas e em todo o estado de Santa Catarina, o sol até pode aparecer, entre muitas nuvens, mas chove a qualquer hora.
O Paraná tem sol, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva a partir da tarde no centro, oeste e sul do estado. O leste paranaense, onde está a Grande Curitiba, tem nevoeiro desde a madrugada, mas que deve se dissipar durante a manhã deixando o sol aparecer.
Região Sudeste
O ar seco e frio de origem polar ainda é sentido nos estados do Sudeste do Brasil. O sol aparece forte no litoral e interior de toda a Região e não há previsão de chuva. O dia amanhece frio em toda a Região, mas com a presença do sol desde cedo, a temperatura tem rápida elevação pela manhã e fica agradável à tarde.
Há condições para geada ao amanhecer nas áreas mais elevadas da serra da Mantiqueira e de nevoeiro nas regiões de vale.
Região Centro-Oeste
O ar seco predomina sobre o Centro-Oeste. A temperatura está em elevação e os níveis de umidade do ar em queda. Praticamente toda a Região tem muito sol e poucas nuvens, com grande amplitude térmica, com temperaturas amenas ao amanhecer e calor à tarde.
Há previsão de pancadas de chuva com raios a partir da tarde apenas no extremo sul de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
As capitais Salvador, Maceió, Recife e São Luís registram chuva desde a madrugada. O dia segue com tempo instável no leste do Nordeste, com muitas nuvens e chuva frequente no litoral da Bahia, no Recôncavo, em Sergipe, em Alagoas, no litoral, na zona da mata e no agreste de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Pode chover com moderada a forte intensidade no litoral de Sergipe, de Alagoas e no litoral norte da Bahia.
O sol forte e o tempo seco predominam no centro-sul do Maranhão e do Piauí, pelo interior da Bahia, no sertão do Pernambuco e da Paraíba, no oeste do Rio Grande do Norte e no sul do Ceará.
Pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol ocorrem no centro-norte do Maranhão, em Teresina e no norte do Piauí e no centro-norte do Ceará. Há risco de chuva moderada a forte no litoral maranhense.
Região Norte
Dia com muito sol, calor e sem condições para chuva no Acre, em quase todas as áreas de Rondônia, centro, sul e leste do Pará e no Tocantins.
Pancadas de chuva com raios intercaladas com períodos de sol acontecem no norte de Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, com maior risco de chuva forte na região de Roraima e extremo norte do Amazonas.
Alertas meteorológicos para 21/06/2023 - quarta-feira
Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Salvador, Aracaju, Maceió, São Luís, Macapá, Belém e Boa Vista
Atenção para o risco de geada nas áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira.
Alerta para temporais no centro, oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, no litoral de Alagoas, no norte de Roraima e na fronteira do Amazonas com a Colômbia e a Venezuela.
Atenção para chuva moderada a forte e com raios no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sudoeste/sul do Paraná, no Recôncavo Baiano e no litoral da Bahia, em Sergipe, no agreste de Pernambuco, no litoral do Maranhão, na faixa norte do Pará, no Amapá, no norte e oeste do Amazonas e em Roraima
Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21% e 30% em Mato Grosso do Sul (exceto no extremo sul do estado), em Mato Grosso (exceto no noroeste do estado), em Goiás, no Distrito Federal, no centro-sul do Tocantins, no oeste da Bahia, no oeste, centro e sul de Minas Gerais, em São Paulo (exceto no oeste e sul do estado)