Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São João com temperaturas mais altas e tempo seco

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil, inibindo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuva, contribuindo para baixos índices de umidade relativa do ar em diversas áreas do país. O primeiro final de semana de inverno será marcado por calor e tempo seco no Sudeste e no Centro-Oeste. As temperaturas também se elevam no Sul do país e a chuva perde intensidade.

 

Praticamente todo o Sudeste, a maior parte do Centro-Oeste, todo o interior do Nordeste e os estados de Rondônia, centro, sul e leste do Pará e do Tocantins, terão um fim de semana com bastante sol e grande amplitude térmica, com as temperaturas amenas ao amanhecer e calor no decorrer da tarde.

 

GettyImages-1036139836

Foto: Getty Images

 

O extremo norte do Paraná, a maioria do estado de São Paulo – exceto o litoral, áreas do centro-sul do estado do Rio De Janeiro, o noroeste, centro, oeste e sul de Minas Gerais, as demais áreas de Mato Grosso do Sul e Goiás, o centro-sul e nordeste de Mato Grosso, além do centro-sul de Tocantins, o oeste da Bahia e o interior do Maranhão e do Piauí, terão umidade abaixo dos 30%.

 

Vale ressaltar que o ar seco também resseca as vias aéreas, deixando as mucosas nasais muito densas devido à falta de umidade e impedindo a sua limpeza correta. Assim, a falta de umidade nas mucosas facilita a entrada de infecções no organismo.  

 

Na Região Sul do Brasil, chuva concentrada somente no extremo sul do Rio Grande do Sul, as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba terão um final de semana de tempo aberto e sem chuva. As temperaturas já sobem mais à tarde, variando em torno de 26-28°C. 

 

Atenção com a perda radiativa! Madrugadas e manhãs seguem com temperaturas mais amenas, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, sul de Minas e no Rio Grande do Sul. Lembrando que as noites sem nuvens, são mais frias.

 

Saiba o que fazer em caso de baixa umidade

 

UR alerta

Fonte: OMS e Unicamp

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias