Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Rio Grande do Sul sai do calorão para frio nas próximas 24 horas

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Rio Grande do Sul sai do calorão para frio nas próximas 24 horas

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Porto Alegre registrou 29,5°C de temperatura máxima nesta segunda-feira, 26 de junho, conforme leitura termométrica oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) feita às 21 horas,  pelo horário de Brasília. A leitura preliminar, das 15 horas do dia 26 de junho, foi de 29,1°C de máxima.

     

    O valor de 29,5°C ficou 9,2°C acima do normal para um dia de junho em Porto Alegre, pois a média normal da temperatura máxima em junho na capital gaúcha é de 20,3°C, segundo cálculos do Inmet para o período de 1991 a 2020.

     

     

    Pôr do sol em Porto Alegre após calor de quase 30°C da tarde de 26/6/23 (Foto: Vanessa Gehm)

     

    Esta foi a maior temperatura para junho desde 5/6/2021, quando a temperatura chegou aos 31,5°C. A maior temperatura em junho do ano passado foi de 24,5°C, segundo o Inmet.

     

    Em 26 dias de junho, 15 foram com temperatura acima da média normal, até agora. 

     

     

    O que causa o calor fora de hora?

     

    Todo o Rio Grande do Sul vem tendo dias com temperaturas muito acima do que seria o normal para junho. Campo Bom, na Grande Porto Alegre, registrou  30,6°C, a maior temperatura no estado na segunda-feira, 26 de junho. Santa Maria registrou 30,0°C e Canoas, também na Grande Porto Alegre, 29,4°C. Junto com os 29,5°C da capital, estas foram as maiores temperaturas no Rio Grande do Sul na segunda-feira.

     

    A explicação para o calorão fora de hora está numa combinação de fatores: sol forte, predomínio de ventos quentes sobre o Rio Grande do Sul, vindos do Norte do Brasil e a ausência de ar frio de origem polar sobre o estado há vários dias.

     

     

    Frio à vista

     

    Do calor para o frio em 24 horas! |Os gaúchos devem se preparar para um novo forte choque térmico nas próximas 24 horas. Esta terça-feira, 27, ainda será um dia de calor em praticamente todo o estado. A temperatura começa a baixar na fronteira com o Uruguai por causa da chuva de uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul. 

     

    Na quarta-feira, 28, enquanto a frente fria avança para o litoral catarinense, as nuvens de chuva e o ar frio de origem polar se espalham sobre todo o estado e a temperatura tem acentuada queda. Porto Alegre ainda deve ter calor de até 27°C nesta terça, mas na quarta, a temperatura já não deve passar dos 20°C. O amanhecer da sexta-feira deve ser com frio em torno dos 10°C, em contraste com os cerca de 17°C observados no início da manhã da segunda-feira, 26 de junho.

     

    Os últimos dias de junho serão frios para os gaúchos, com previsão de geada ao amanhecer na fronteira com Uruguai na quinta e na sexta-feira.

    A chuva para na quinta-feira, mas retorna na sexta sobre o norte do estado, atingindo cidades da serra, do planalto e do noroeste gaúcho.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias