Oferecido por
Uma frente fria se afasta do Sul do Brasil e avança no decorrer do dia pelo litoral de São Paulo. Ao mesmo tempo, grandes áreas de instabilidade se formam entre o Sul do Brasil, o Paraguai e a Argentina gerando uma nova frente fria e um ciclone extratropical. O ciclone se forma no litoral perto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e por isso a chuva é mais intensa nestas áreas. Ventos quentes vindos do Norte do Brasil ajudam a intensificar as áreas de instabilidade sobre a Região Sul.
Algumas nuvens destas áreas de instabilidade se espalham sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Uma grande massa de ar seco está sobre o Brasil e deixa a maior parte do país sem condições para chuva.
Algumas nuvens carregadas crescem na parte norte da Região Norte do Brasil, e também no norte e leste do Nordeste onde há muita umidade concentrada
Risco de temporal no Sul e no leste da Região Nordeste. (Foto: Getty Imagens)
Previsão do tempo para o Brasil para 08/07/2023 - sábado
Região Sul
Uma frente fria se afasta do Sul do Brasil, mas áreas de instabilidade continuam se formando sobre a Região. Uma acentuada queda da pressão atmosférica ocorre entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina gerando um ciclone extratropical e uma nova frente fria no decorrer deste sábado.
As nuvens de chuva se espalham por quase toda a Região Sul. Não chove apenas no norte e noroeste do Paraná. A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai pode ter garoa de manhã, mas depois o sol aparece.
Chove em grande parte do dia no centro-sul de Santa Catarina, no Planalto, Serra, Vales do Rio Pardo e do Taquari na Grande Porto Alegre e no litoral central e norte gaúcho. Nestas áreas, a chuva forte ocorre na madrugada e manhã e diminui bastante à tarde.
No centro e oeste/noroeste do Rio Grande do Sul, as chuva deve parar à tarde e o sol deve aparecer entre muitas nuvens.
Na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e centro-sul do Paraná chove à tarde e à noite. O leste do Paraná deve ter chuva somente à noite.
Região Sudeste
O ar seco que predomina sobre a Região Sudeste deixa quase toda a Região com muito sol e sem condições para chuva.
A nebulosidade aumenta sobre São Paulo, no Sul de Minas e no Sul do Rio Janeiro por causa do deslocamento de uma frente fria pelo litoral paulista e da presença de fortes ventos nos níveis médios e altos da atmosfera,
Há previsão de chuva para o sul de São Paulo, região do Vale do Ribeira e de Itapeva. A chuva deve ser no máximo moderada.
Região Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco permanece sobre o Centro-Oeste e deixa quase toda a Região com pouca nebulosidade e sem condições para chuva. A maioria das áreas da Região tem mais um dia com sol forte.
A nebulosidade aumenta no sul e oeste de Mato Grosso do Sul por causa de grandes áreas de instabilidade que crescem sobre o Paraguai e no Sul do Brasil. Ainda não tem previsão de chuva.
O ar permanece muito seco e níveis de umidade entre 21% e 30% por várias horas, na maior parte da Região. Faz calor à tarde.
Região Nordeste
Áreas de instabilidade se formam em vários locais do norte e do leste do Nordeste. O dia segue com período de sol, muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes em Sergipe, Alagoas, Pernambuco (exceto Petrolina), Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e norte do Piauí. Há risco de chuva forte no litoral entre Sergipe e Pernambuco.
Pancadas de chuva com raios ocorrem no litoral do Maranhão, mas o sol aparece.
O tempo fica firme, com sol o dia todo no interior e litoral central e sul da Bahia, no centro e sul do Maranhão e do Piauí e no sertão de Pernambuco.
Região Norte
Dia com muito sol, calor e tempo seco no Tocantins, em quase todo o Pará, em Rondônia, em quase todo o Acre, em Rondônia e no sudeste e no leste do Amazonas.
Períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite ocorrem no extremo oeste do Acre, no litoral e norte do Pará, no Amapá, em Roraima e no norte, centro, oeste e norte do Amazonas.
Há risco de chuva moderada a forte em Roraima, no Amapá, norte do Pará, no norte e oeste do Amazonas.
Alertas meteorológicos para 08/07/2023 - sábado
Atenção para o risco de chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Aracaju, Maceió, Recife e Boa Vista.
Alerta especial: perigo de temporal e chuva volumosa no litoral norte do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina, com rajadas de vento de 70 km/h a 90 km/h
Alerta para temporais na madrugada no centro, oeste, norte e leste do Rio Grande do Sul, (inclui Grande Porto Alegre, região dos Vales do Rio Pardo e do Vale do Taquari), na serra de Santa Catarina, e no decorrer do dia no litoral de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco
Alerta para ressaca entre a região de Torres (RS) e Laguna (SC), com ondas de até 2,5 metros.
Atenção para chuva moderada a forte e com risco de raios no litoral no oeste, centro, leste e norte de Santa Catarina, no centro, sul e sudoeste do Paraná, em Roraima, no extremo norte e oeste do Amazonas, no extremo noroeste do Pará e no Amapá (exceto no sul do estado)
Atenção para chuva moderada na região de Salvador e no nordeste da Bahia, no interior de Sergipe, de Alagoas, no Agreste de Pernambuco, Agreste, Zona da Mata e litoral da Paraíba, litoral leste do Rio Grande do Norte, no Ceará, no centro-norte do Piauí, no norte e nordeste do Maranhão.
Alerta para o ar muito seco com níveis de umidade entre 11% e 20% no centro, leste, sul, sudoeste de Mato Grosso, oeste de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul.
Atenção para o ar muito seco com níveis de umidade entre 21% e 30% no Centro-Oeste (exceto no centro, sul e leste de Mato Grosso, oeste de Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul), no centro-sul de Rondônia, no Tocantins, no oeste da Bahia e Vale do São Francisco, no sul do Maranhão e do Piauí, em Minas Gerais (exceto no leste do estado), na Grande São Paulo e em todo o interior de São Paulo, no interior do Rio De Janeiro, no norte do Paraná.