Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Condições de tempo severo em SC e no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A passagem de uma nova frente fria e de uma intensa área de baixa pressão atmosférica, que originar outro ciclone extratropical, voltam deixar parte da Região Sul em alerta esta semana.

 

Nesta segunda-feira (10), o destaque é para o aumento das instabilidades em Santa Catarina, no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e na região de Porto Alegre. A chuva ocorre de maneira persistente ao longo do dia, podendo vir em forma de temporais. No decorrer da semana, a intensificação de uma baixa pressão reforça as condições de tempo severo e a chuva ganha ainda mais intensidade.


Na terça-feira, a frente fria começa se afastar no oceano, mas a presença de uma área de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai deve manter as instabilidades ativas sobre parte da Região Sul. O estado de Santa Catarina e quase todo o Rio Grande do Sul permanecem em alerta para chuva forte

 

A fronteira gaúcha com o Uruguai terá muitas nuvens e eventual garoa em algumas áreas, mas fica fora do risco de temporais. 

 

GettyImages-1473191970 (1)

Foto: Getty Images

 

Na quarta-feira, 12 de julho, o potencial para chuva volumosa ganha ainda mais intensidade desde o centro-sul de Santa Catarina até o centro-norte e litoral do Rio Grande do Sul, com a intensificação de outra baixa pressão atmosférica entre os dois estados. Os temporais acontecem a qualquer momento do dia com rajadas de vento entre 60 e 80km/h. 

  

ALERTA: O excesso de chuva pode deixar os municípios gaúchos e catarinenses em alerta aos possíveis transtornos. A chuva pode causar enchentes e deslizamentos de terra. E a força do vento pode derrubar árvores.

 

 

Outro ciclone extratropical e frio

 

A acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na quarta-feira, 12 de julho, gera um novo ciclone extratropical que se desloca rapidamente o litoral entre estes estados durante a quinta-feira, 13 de julho. Há risco de ventos bastante fortes em toda a Região Sul. 

 

Na sexta-feira, 14, o ciclone extratropical se afasta para alto mar, mas ventos fortes ainda serão observados na costa da Região Sul.

 

Enquanto o ciclone extratropical vai para o litoral gaúcho e catarinense na quinta-feira, 13, o ar gelado de uma forte massa de ar frio de origem polar começa a ingressar sobre a Região Sul. 

 

Na sexta-feira 14 de julho, esta massa de ar frio vai atuar com muito força no Sul do Brasil causando intensa queda da temperatura.

 

Fique atento às atualizações da Climatempo sobre todos estes eventos meteorológicos especiais previstos para esta semana no Sul do Brasil.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias