Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Brasil lidera ranking de focos de queimadas na América do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Brasil lidera o ranking de países da América do Sul com maior foco de queimadas nas últimas 24 horas. Vale ressaltar que no país, praticamente todas as queimadas são causadas por ações antrópicas, ou seja, pelo homem. Motivos como preparo da terra para plantio, limpeza de pastos, desmatamentos, soltura de balões, entre outros, compõe a lista de tal prática.

 

Sabemos também que as queimadas destroem a fauna e a flora de uma região, além de empobrecer o solo e dificultar a entrada da água até o subsolo. Sem contar a poluição atmosférica e o prejuízo à saúde da população brasileira.

 

GettyImages-1165580364

Foto: Getty Images

 

As queimadas causadas pelo homem são capazes de destruir ecossistemas importantes para a manutenção do Clima mundial.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do dia 19 ao dia 20 de julho de 2023, o Brasil totalizou 586 focos de queimadas de um total de 738 registros. 

 

Veja o gráfico abaixo:

queimadas por pais 19 a 20.07

Foto: Foco de queimadas por país de 19 a 20 de julho de 2023. Fonte INPE

 

Observe que a Bolívia lidera o segundo lugar no ranking, com apenas 60 focos de queimadas neste mesmo período, seguida da Argentina em terceiro lugar, com 40 focos.

 

Esta é uma diferença bastante considerável, uma vez que o segundo e o terceiro país com maior foco de queimadas das últimas 24 horas correspondem a somente 8,1% e 5,4% do total de 738 focos.

 

Ranking dos estados brasileiros

 

Analisando os estados brasileiros, podemos perceber um empate entre o Pará e o Tocantins. Os dois estados lideram com as maiores quantidades de focos de queimadas entre os dias 19 e 20 deste mês de julho de 2023, com um registro de 133 focos. Este valor equivale a 22,7% do total de queimadas registrado no país todo neste mesmo período.

 

Em seguida temos o estado do Maranhão com 64 focos em 1 dia, e a Bahia com um total de 57 focos. Ambos correspondem a 10,9% e 9,7% das queimadas nas últimas 24 horas, como mostrado abaixo:

 

foco queimada por estado BR 19 a 20.07

Foto: Foco de queimadas por estados do Brasil do dia 19 a 20 de julho de 2023. Fonte INPE.

 

Ainda em relação aos estados do Brasil, do total de focos registrados no estado do Pará, por exemplo, 15 atingiram áreas de Preservação Ambiental no Xingu, correspondendo a 38,5% dos focos registrados no território paraense.

 

Neste mesmo contexto, vemos a Ilha do Bananal e Cantão (TO) e a área de preservação do Rio Preto (BA), também tiveram 7 e 6 focos de queimadas entre o dia 19 e 20 deste mês, sendo o equivalente a 17,9% e 15,4% do total de queimadas registradas nos estados do Tocantins e da Bahia, respectivamente.

 

 

Análise dos estados com maior número de focos 

 

Fazendo um comparativo com os dados deste ano corrente de 2023, com os valores máximos, médios e mínimos desde o ano de 1998 até a data de 19/07/2023, temos o seguinte resultado:

 

Estado do Pará 

 

O estado do Pará, mesmo liderando o ranking dos maiores registros de focos de queimadas no Brasil entre o dia 19 e o dia 20 de julho de 2023, continua dentro da média calculada para o mês de julho. Durante os primeiros 19 dias de julho, houve 644 registros de focos de queimadas. Este valor já está acima do mínimo esperado de 426 focos, mas ainda não atingiu a média de 2,067 focos para o estado.

 

Estado do Tocantins

 

Para o estado do Tocantins, durante o mês de julho de 2023, foram registradas 888 focos de queimadas até o momento. A média esperada para este período é de 1,395 focos.

 

Estado do Maranhão

  

Analisando os registros mensais no estado do Maranhão, até o dia 19 deste mês, foram registrados 1,136 focos de queimadas. Podemos perceber que este total já significa 69,4% da média esperada para o mês de julho no estado.

 

Estado da Bahia

  

Por fim, considerando o estado da Bahia e analisando o total de focos de queimadas do dia 1 ao dia 19 de julho de 2023, nota-se que embora o estado esteja em 4.º lugar no ranking de queimadas das últimas 24 horas (de 19 a 20 de julho).

 

A Bahia foi o único estado, dos quatro analisados, que já ultrapassou a média de 453 registros de focos, totalizando 546 registros de queimadas até o momento

 

Conclui-se que as áreas críticas que possuem o maior risco de queimadas englobam os estados citados e também condizem com áreas estaduais com tempo seco e sem ocorrência de chuva nos últimos dias.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias