Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Desvendando impactos do El Niño no setor elétrico

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O El Niño Oscilação Sul (ENOS) é um fenômeno oceânico e atmosférico, causado por variações na temperatura da superfície do mar e na pressão atmosférica da região equatorial do Oceano Pacífico. Essas mudanças da temperatura do mar e da pressão são responsáveis por alterar a circulação atmosférica global, modificando o padrão de chuva e temperatura em diversas regiões do planeta.

 

As variações no Clima tem um impacto direto no setor elétrico brasileiro, que é composto majoritariamente de fontes de energia renováveis. A geração de energia elétrica no Brasil é composta: 70% por energia hidráulica, 15% por eólica e 4% por solar. Isso evidencia a dependência de fatores climáticos e como mudanças na quantidade de chuva ou na intensidade dos ventos podem causar grandes diferenças no preço da energia elétrica.

 

Após três anos seguidos de La Niña (fase fria do ENOS), em Junho de 2023 teve início a fase quente do ENOS, chamada de El Niño. Essa mudança de fase deve trazer alterações bastante significativas no clima no Brasil durante todo segundo semestre de 2023 e também no início de 2024. As mudanças esperadas para esse período tem potencial para causar impactos em todos os setores do Brasil, causando mudanças nas expectativas de carga, geração e operação do sistema elétrico como um todo.

 

Algumas variações do clima associadas ao El Niño já começaram a ser sentidas neste mês, como a intensificação do calor na região Centro-Oeste e a diminuição do frio nas Regiões Sul e Sudeste. Essas temperaturas anômalas são capazes de alterar o consumo de energia elétrica, o que afeta a expectativa e o planejamento da carga do país. Além disso, as chuvas na região Sul já tem se intensificado, o que é outra marca da presença do El Niño.

 

Quer saber como podemos auxiliar na mitigação dos impactos do El Niño nos setores de comercialização, geração, distribuição e transmissão de energia no Brasil? Fale com nossos especialistas através do link.

 

Ana Clara Marques - Meteorologista

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias