Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais e queda de temperatura no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

A formação de uma área de baixa pressão e de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, intensifica as instabilidades sobre a Região, levando nuvens carregadas para a maior parte dos estados sulistas. A semana vai terminado mais fria e úmida com potencial de temporais.

 

A previsão para esta sexta-feira (11) é de sol e tempo firme somente no norte do Paraná. Na faixa central do estado paranaense, incluindo a região de Curitiba, e também no nordeste de Santa Catarina, o sol aparece, mas a partir da tarde há expectativa de pancadas de chuva com moderada intensidade. Já nas áreas do sul do Paraná e do centro-leste catarinense, pode chover com mais frequência no decorrer do dia e com até forte intensidade.

 

GettyImages-1331537052

Foto: Getty Images

 

O centro-oeste e o extremo sul de Santa Catarina, assim como o centro-norte do Rio Grande do Sul e o leste gaúcho, também ficam em alerta para temporais com chuva forte e acumulados consideráveis de precipitação.  As rajadas de vento podem inclusive alcançar os 75 km/h na região serrana gaúcha e catarinense.

 

Em Uruguaiana e na Campanha Gaúcha, a chuva acontece entre a madrugada e a manhã de sexta (11), mas ao longo do dia, apesar da nebulosidade presente, não há mais previsão de chuva.

 

Chuva e frio no fim de semana

 

O sábado (12) ainda será marcado pela presença de temporais em várias áreas do Sul do Brasil. As temperaturas também entram em declínio e a sensação será de frio sobre a Região.

 

O destaque fica para o sudoeste paranaense, todo o estado de Santa Catarina, as Serras Catarinense e Gaúcha e o norte do Rio Grande do Sul.

 

A chuva poderá ocorrer de forma forte e volumosa nessas regiões, deixando os municípios em atenção e alerta, além disso, os ventos também serão fortes e o mar fica agitado e com previsão de ressaca em toda a faixa litorânea, enquanto isso, o tempo segue firme e com predomínio de sol no norte do Paraná e no centro-sul gaúcho.

 

Domingo de Dia dos Pais úmido e gelado

 

No domingo, Dia dos Pais, (13), um sistema de alta pressão, vindo na retaguarda da frente fria, começa a influenciar todo o estado do Rio Grande do Sul e praticamente todo o território catarinense.

 

As manhãs são bastante frias e há previsão de geada generalizada pelo estado gaúcho e também nas Serras. O sol predomina em todo o estado gaúcho e na maioria das áreas de Santa Catarina, assim como no norte e no extremo sul do Paraná.

 

Há previsão de chuviscos no litoral catarinense, incluindo Florianópolis. No centro e no oeste do Paraná, o sol aparece, mas há condições para ocorrência de chuva a qualquer hora do dia.

 

O mais forte da chuva fica concentrado somente no litoral paranaense, incluindo Curitiba, onde o tempo fica encoberto e chuvoso, e com previsão de volumes mais altos de precipitação, especialmente no período da manhã.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias