Oferecido por
Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical se organizam no decorrer desta sexta-feira entre o Brasil, o Uruguai, a Argentina e o Paraguai. Nuvens carregadas já eram observadas no sul do Rio Grande do Sul na madrugada, provocando pancadas de chuva moderadas a fortes. Rajadas de vento de 60 km/h a 75 km/h foram observadas em locais da fronteira gaúcha com o Uruguai.
Durante a tarde e noite desta sexta-feira, a frente fria avança sobre o Sul do Brasil e as nuvens carregadas se espalham também sobre Santa Catarina e Paraná, na parte oeste e sul de São Paulo e sobre o Mato Grosso do Sul.
O ar seco predomina sobre o interior do Brasil nesta sexta-feira e a maior parte do país permanece sem condições para chuva.
Nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte. Ventos marítimos moderados e constantes contribuem com o acúmulo de umidade no leste do Nordeste.
Frente fria se forma entre o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina, com ciclone extratropical no mar,
entre o Uruguai e Argentina (Imagem Goes 16)
Previsão do tempo para o Brasil para 18/08/2023 - sexta-feira
Região Sul
A formação de uma frente fria e de um ciclone extratropical entre o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina espalham nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil no decorrer desta sexta-feira.
No centro e sul do Rio Grande do Sul chove muito na maior parte do dia. A chuva só diminui à noite. Nas demais áreas gaúchas e no oeste de Santa Catarina, as primeiras pancadas de chuva devem começar pela manhã, se intensificam no decorrer da tarde e prosseguem pela noite.
Nas demais regiões catarinenses e no Paraná, o sol ainda aparece pela manhã, mas a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.
Há risco de chuva forte nos três estados do Sul. A chuva mais volumosa ocorre no centro-sul gaúcho. Há risco de granizo. No Rio Grande do Sul, no oeste, centro, sul e norte de Santa Catarina e no centro, oeste e sul do Paraná podem ocorrer rajadas de vento com até 80 km/h.
A temperatura entra em declínio.
Região Sudeste
O ar seco predomina no Sudeste do Brasil. Quase toda a Região tem muito sol, calor e algumas nuvens, mas sem condições para chuva.
Uma frente fria se aproxima de São Paulo e provoca pancadas de chuva com raios à tarde e à noite no oeste e sul do estado. Pode chover com moderada a forte intensidade, com rajadas de vento de até 50 km/h.
Pode chover rapidamente no litoral norte do Espírito Santo .
A temperatura está em elevação na Região Sudeste.
Região Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste. A maioria das áreas do Centro-Oeste tem um dia com sol, calor, poucas nuvens e sem condições para chuva.
A chegada de uma frente fria ao Mato Grosso do Sul provoca aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite no estado. Pode chover e ventar com moderada a forte intensidade, com rajadas de vento de até 80 km/h no oeste e sul do estado e de até 70 km/h no centro, leste e noroeste de Mato Grosso do Sul.
A temperatura está em elevação na Região Centro-Oeste.
Região Nordeste
O ar seco predomina sobre o Nordeste do Brasil. A maioria das áreas da Região tem um dia com muito sol e algumas nuvens, mas sem chuva.
As áreas próximas ao litoral continuam com muita umidade. Há previsão de pancadas de chuva no sul e no leste da Bahia (inclui a Chapada Diamantina), no litoral e interior de Sergipe e de Alagoas, na Zona da Mata, Agreste e litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
A chuva é mais frequente na região de Salvador e no leste de Pernambuco. Pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, entre 3h40 do dia 17 e 3h40 do dia 18 de agosto de 2032 choveu cerca de 46 mm em Salvador, o que representa 35% da média de chuva normal para agosto, que é de 130 mm
Região Norte
O sol forte e o tempo seco predominam no Tocantins, sobre quase todo o Pará, no centro, sul e leste do Amazonas, no Acre e em Rondônia. Não chove nestas regiões.
Com o ar úmido e o calor, algumas pancadas com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite sobre o Amapá, no noroeste do Pará, em Roraima, na faixa norte do Amazonas. A chuva é mais frequente em Roraima.
Alertas meteorológicos para 18/08/2023 - sexta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande e Boa Vista.
Alerta especial: perigo de temporal e chuva volumosa, com queda de granizo e ventania no centro e sul do Rio Grande do Sul.
Alerta para temporais no centro, norte/nordeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina (exceto região de Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte catarinense), no oeste e sul do Paraná e de Mato Grosso do Sul e na fronteira de Roraima com a Venezuela.
Atenção para a chuva moderada a forte e raios na região de Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte catarinense, no centro, leste e norte do Paraná, no centro, leste e noroeste de Mato Grosso do Sul, em Roraima (exceto no extremo norte do estado) e no noroeste do Amazonas.
Atenção para chuva moderada no litoral norte e nordeste da Bahia, no litoral, zona da mata e agreste desde Sergipe ao Rio Grande do Norte.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% no no leste e sudeste do Pará, no Tocantins, no centro e sul do Maranhão e do Piauí, no nordeste de Mato Grosso.
Atenção para o ar seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no centro, sul, leste e norte de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no centro, norte e leste de São Paulo, no sul, centro-oeste e noroeste de Minas Gerais (inclui Triângulo), no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, no sertão da Paraíba, centro-sul do Ceará, no centro-leste do Maranhão, no centro-leste e norte do Piauí.