Oferecido por
A formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil e o Paraguai na sexta-feira, 18 de agosto, espalhou nuvens muito carregadas sobre os três estados da Região Sul do Brasil, que provocaram fortes pancadas de chuva, ventania e queda de granizo. O ciclone extratropical que se organizava entre o litoral do Uruguai e da Argentina colaborou para aumentar a frequência de ventos moderados a fortes sobre o Rio Grande do Sul.
Ventania provocada por nuvens carregadas de uma frente fria causaram danos em Urubici (SC)
(Foto: Defesa Civil de Sana Catarina)
No Rio Grande do Sul, as rajadas mais intensas variaram de 60 a 75 km/h, pela medição do instituto nacional de meteorologia. Em Santa Catarina e no Paraná algumas rajadas superaram um pouco os 80 km/h.
Granizo e ventania em Florianópolis
As nuvens muito carregadas que passaram sobre a região da grande Florianópolis provocaram ventania, chuva forte e queda de granizo na capital catarinense. O temporal aconteceu por volta das 20 horas da sexta-feira, 18 de agosto. O aeroporto Hercílio Luz registrou a rajada de vento de 80 km/h e a queda de granizo.
A defesa civil de Santa Catarina registrou danos causados pela ventania na região serrana Catarinense. Em Urubici houve queda de árvores e destelhamentos. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de vento com 89 km/h em Bom Jardim da Serra, entre 17 e 18 horas da sexta-feira. Na hora seguinte, outra rajada alcançou 87 km por hora, mas na madrugada, entre 3 e 4 horas, já havia ocorrido uma rajada de 81 km/h.
Nuvens carregadas de uma frente fria que avançou sobre o Sul do Brasil emm18/823 provocaram ventania
(Imagens de satélite GOES 16)
Confira as rajadas de Vento mais intensas registradas no Sul do Brasil, pelo Inmet, Epagri/Ciram e Simepar até às 22 horas de 18/08/2023
São Bonifácio/ Estrada Geral do Rio Atafona (SC): 100 km/h
Bom Jardim da Serra (SC): 89 km/h (outras rajadas alcançaram 87 km/h, 85 km/h e 81 km/h)
Laguna farol de Santa Marta (SC): 82 km/h
Diamante do Norte (PR): 81 km/h
No aeroporto de Florianópolis, uma rajada de vento chegou aos 80 km/h. Curitiba teve rajada de 75 km/h. Em Porto Alegre a maior rajada foi de 37 km/h.
Mais vento no fim de semana
O ciclone extratropical se forma completamente na madrugada do sábado, 19, e deve permanecer próximo ao litoral do Uruguai e da província de Buenos Aires durante todo o fim de semana. O afastamento do sistema para alto-mar ocorre somente na segunda-feira, 20 de agosto .
Neste sábado, o leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ter rajadas de até 70 km/h, como reflexo da circulação ciclônica. No leste e norte do Paraná, por causa desta circulação e de nuvens carregadas do tipo cumulonimbus, as rajadas também podem chegar aos 70 km/h.
No domingo, as rajadas máximas também devem ser de até 70 km/h, mas pelo litoral da Região Sul e sobre o Paraná, que ainda terá nuvens carregadas.