Oferecido por
Uma frente fria avança da Região Sul para o litoral de São Paulo, mas muitas nuvens carregadas se formam sobre o Sul do Brasil.
Uma grande massa de ar quente e seco atua forte sobre o Brasil deixando a maior parte do país sem condições para chuva e com temperaturas acima do normal para agosto.
Nuvens de chuva crescem pela faixa litorânea do Nordeste e em parte da Região Norte.
Calor pode bater recorde em várias áreas do Brasil (Foto: iStock)
Previsão do tempo para o Brasil para 24/08/2023 - quinta-feira
Região Sul
Áreas de instabilidade continuam sobre o Sul do Brasil com a passagem de uma frente fria
No sul gaúcho, o sol já predomina e o ar polar causa queda da temperatura . Já o centro-oeste do Paraná tem sol e muito calor. Atenção para o tempo chuvoso no norte e serra do Rio Grande do Sul, na serra e sul de Santa Catarina, Pode chover forte e ocorrer granizo novamente.
No centro e leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, o tempo vai firmando no decorrer do dia e não chove mais a partir da tarde. O restante da Região Sul tem pancadas de chuva com raios, mas com períodos de sol.
Região Sudeste
O ar seco e quente ainda predomina no Sudeste e mantém a temperatura muito alta. Pode fazer 40°C na cidade do Rio De Janeiro. Quase toda Região tem um dia com sol forte, muito calor e poucas nuvens.
Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e deve causar pancadas de chuva à tarde ou à noite na divisa com o Paraná, no sul e leste do estado. A Grande São Paulo, a Baixada Santista e o litoral centro-sul do Rio de Janeiro (inclui cidade doo Rio) podem ter chuva à noite.
Esta quinta-feira poderá ser o dia mais quente em agosto em São Paulo, em 80 anos. O calor se aproxima dos 40°C no interior paulista.
Região Centro-Oeste
Uma grande massa de ar seco e quente atua forte sobre o Brasil e mantém a temperatura muito alta no Centro-Oeste. Todo o Centro-Oeste permanece com sol forte e muito calor. Há uma chance de pancadas de chuva em pequenas áreas no extremo norte de Mato Grosso. O restante do Centro-Oeste segue sem chuva.
Temperaturas em torno dos 40°C poderão ocorrer em Mato Grosso
Há possibilidade de recorde de calor para agosto e para este ano em Brasília.
Região Nordeste
O ar seco e quente predomina sobre o Nordeste do Brasil. Quase toda a Região tem um dia com sol forte, algumas nuvens e sem chuva.
Há previsão de pancadas de chuva do litoral norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, na Zona da Mata e Agreste de Pernambuco, da Paraíba, no Rio Grande do Norte. Pancadas de chuva ocorrem também no sudoeste do Maranhão.
Região Norte
O ar úmido se espalhou um pouco mais sobre a Região Norte aumentando as condições para chuva. O sol continua forte e faz muito calor hoje, mas algumas pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no extremo centro e norte do Amapá, no Pará (exceto no norte do estado), no Amazonas, no centro e norte do Tocantins e no norte de Rondônia.
Alertas meteorológicos para 24/08/2023 - quinta-feira
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba
Alerta para temporais no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, sul e leste de Santa Catarina (incluindo Florianópolis)
Atenção para a chuva moderada a forte e raios na madrugada na Grande Porto centro-oeste gaúcho, e no restante do dia no planalto sul e planalto norte catarinense, no leste do Paraná, sul de São Paulo, no centro, oeste e sudeste do Amazonas e norte do Amapá.
Atenção para chuva moderada no litoral leste do Rio Grande do Norte, no litoral da Paraíba e de Pernambuco.
Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 12% e 20% no em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, no sul e leste de Mato Grosso , em Minas Gerais (exceto no leste e nordeste do estado), no interior do Rio de Janeiro, na Grande São Paulo e interior paulista e no oeste/noroeste do Paraná.