Oferecido por
O calor que os paulistas sentiram nesta tarde de quarta-feira, 13 de setembro de 2023, foi realmente acima do normal para esta época do ano. Ainda que em setembro seja normal São Paulo ter alguns dias muito quentes, especialmente pelo interior, a tarde desta quarta-feira foi quente demais.
Na cidade de São Paulo tivemos a tarde mais quente do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou a temperatura máxima de 33,3°C, o novo recorde de calor para o ano de 2023, superando a marca de 32,5°C registrado em 16 de janeiro.
Fim de tarde em dia quente de inverno em São Paulo (Foto: Marcelo Pinheiro)
Pelo interior do estado, o calor foi muito intenso. O Inmet registrou 38,3°C em Lins, 38,2°C em Valparaíso, 37,6°C em Barretos e também em Dracena, 37,3°C em Rancharia, 37,1°C em Barra Bonita, em Tupã e em Ibitinga e por fim, 37,0°C na região de Ourinhos.
Várias cidades no interior paulista também registraram um recorde de calor para o ano de 2023 na tarde desta quarta-feira.
Por que tanto calor?
O calor muito acima do normal é explicado pela falta de ar polar, que a última vez que entrou forte no estado de São Paulo foi no fim de agosto, o sol forte por muitas horas consecutivas e ventos quentes, que esta semana voltaram a predominar sobre o estado de São Paulo.
Mas esse calorão está literalmente com as horas contadas. Uma frente fria está chegando e derruba a temperatura novamente nas próximas 48 horas. Mas o friozinho será por pouco tempo.
Frente fria à vista
Nesta quinta-feira, 14 de setembro, uma nova frente fria chega ao estado de São Paulo trazendo nuvens de chuva e ventos frios de origem polar, que vão baixar a temperatura em todo estado. As menores temperaturas desta quinta-feira devem ser observadas à noite, após às 18 horas.
A madrugada e o começo da manhã desta quinta-feira serão muito abafados em todo o estado de São Paulo. A nebulosidade na próxima madrugada vai ajudar a reter o calor desta quarta-feira.
A última lufada de ar frio de origem polar será sentida justamente agora, nesta quinta e também na sexta-feira, que promete ser um dia com friozinho de inverno no estado de São Paulo. A madrugada da sexta-feira, 15 de setembro, terá temperaturas próximas de 10°C.
Na capital paulista, a temperatura mínima na sexta-feira deve ficar em torno dos 13°C. Depois do calorão de 33°C desta quarta-feira, a temperatura máxima prevista para esta quinta-feira é de apenas 26ºC e durante a sexta-feira, o termômetro nem deve chegar aos 20°C.
Inverno termina quente
Mas esse gostinho de inverno não vai durar muito tempo. Durante o fim de semana, que será o último do inverno, as madrugadas até serão frescas, mas as partes serão quentes em todo o estado de São Paulo. A cidade de São Paulo poderá ter calor de 29°C no sábado e de 32°C no domingo.
Na próxima semana espera-se um aumento de calor e todo o estado de São Paulo deve voltar para o caldeirão fumegante, parecido com o desta quarta-feira. A capital paulista pode até ter novo recorde de calor já na segunda-feira.
A primavera astronômica começa no dia 23 de setembro, às 3h50, hora de Brasília.