Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muito calor na maior parte do Brasil e chuva volumosa no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

8 min de leitura

Oferecido por

 


Um sistema de alta pressão atmosférica avança sobre a Região Sudeste no fim de semana diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva especialmente em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio De Janeiro. Menos nuvens se formaram nestes estados em relação aos últimos dois dias.

 

O ar úmido e quente está espalhado sobre muitas áreas do Centro-Oeste e do Norte do Brasil e permite a formação de nuvens carregadas sobre diversas áreas dessas duas regiões. Estas nuvens provocam pancadas de chuva que eventualmente podem ser fortes

 

Uma frente fria passa pela costa de Santa Catarina e ajuda a formar novas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Permanece a combinação de uma acentuada a queda da pressão atmosférica entre o Paraguai e o Sul do Brasil  e a presença de fortes correntes de ar quente e úmido vindas do Norte para a Região Sul, que estimulam o crescimento de nuvens muito carregadas sobre o Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, que provocam chuva forte.

 

O ar seco predomina sobre o Nordeste e poucas nuvens se formam sobre esta Região. 

 

Chuva forte e volumosa sobre o Sul do Brasil (Foto: Getty Images)


Previsão do tempo para o Brasil para 07/10/2023 -sábado 

 


Região Sul 

 

Atenção: devido ao grande volume de chuva que já foi acumulado esta semana sobre Santa Catarina, e com a expectativa de chuva volumosa para este fim de semana, a Defesa Civil Catarinense alerta para o risco de cheias dos rios, enxurradas e enchentes 

 

Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil, com potencial para provocar mais chuva forte nos três estados.

  

Somente o sudoeste e o sul e o litoral sul do Rio Grande do Sul, região entre Uruguaiana e Bagé, passam o dia sem chuva e com predomínio de sol.

 

No oeste e noroeste, Planalto e na Serra do Rio Grande do Sul e em todas as regiões de Santa Catarina, o tempo segue muito instável, com céu nublado e muita chuva no decorrer do dia, que pode ser forte e volumosa em vários momentos.

 

No centro-oeste e centro-leste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, o dia segue nublado e com chuva, com períodos de melhoria.

A maior parte do Paraná, tem sol na maior parte do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite.

 

No sul/sudoeste e leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba,o sol aparece e as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora

 


Região Sudeste

 

Um sistema de alta pressão atmosférica avança sobre o Sudeste diminuindo a nebulosidade e as condições para chuva principalmente sobre o Espírito Santo , no Rio de Janeiro e em Minas Gerais

 

No leste e norte de Minas, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro, o sol aparece forte o dia todo, com algumas nuvens, e não chove .

 

No centro, oeste e sul de Minas, nas demais regiões do Rio de Janeiro e em São Paulo, este sábado é com sol, calor e aumento da nebulosidade durante o dia, com pancadas de chuva à tarde e à noite.

 

risco de chuva moderada a forte em todas as regiões de São Paulo, no Rio de Janeiro (exceto no norte do estado) e no centro, oeste e sul de Minas.

 


Região Centro-Oeste

 

Sábado de muito calor no Centro-Oeste, com temperaturas que podem chegar aos 40°C em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. O ar quente e úmido predomina no Centro-Oeste e nuvens carregadas crescem em todos os estados.

 

O sol aparece na maior parte do dia, as nuvens se formam e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Algumas pancadas podem ter moderada a forte intensidade.

 


Região Nordeste

 

O ar seco ainda predomina sobre o interior do Nordeste e dificulta a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuva sobre a maior parte da Região.

As pancadas de chuva passageiras podem ocorrer em toda a faixa litorânea, desde o litoral do Maranhão e o litoral sul da Bahia, mas o sol aparece o dia todo.

 

Há previsão de pancadas de chuva também para o sul do Maranhão, para o oeste da Bahia e para áreas de agreste e zona da mata de Sergipe ao Rio Grande do Norte

 

Nas demais áreas pelo interior do Nordeste, o sol aparece forte o dia todo e com poucas nuvens.  Temperaturas em torno dos 40°C podem ocorrer no interior do Maranhão e do Piauí

 


Região Norte

 

O ar quente úmido que está sobre o Norte do Brasil permite a formação de nuvens carregadas por quase toda a região. Faz muito calor em todos os estados,  com temperaturas entre 35°C e quase 40°C.

 

No Amapá, no norte e nordeste do Pará e no oeste do Acre, o sol predomina e não chove. 

 

Nas demais áreas do Acre, em Rondônia, no Amazonas, no centro, oeste, sul e leste do Pará, no Tocantins e em Roraima, o sol aparece forte durante várias horas e ocorrem pancadas de chuva isoladas à tarde ou à noite, que podem ser moderadas a fortes.

 


Alertas meteorológicos para 07/10/2023 -sábado 

 


Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia

 

Alerta especial: perigo de chuva forte e volumosa e de temporais, com rajadas de vento de até 80 km/h e risco de granizo no oeste na Serra e Planalto do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina. O litoral do Paraná e de São Paulo podem ter tempestades no fim da tarde ou à noite.

 

Alerta para temporais, com risco de rajadas de vento com até 70 km/h no sul e leste do Paraná (inclui Grande Curitiba),na Grande Porto Alegre, no centro, sul, norte e leste de São Paulo (inclui Grande São Paulo) ,no Sul de Minas e Zona da Mata Mineira, no Grande Rio e sul do estado do Rio de Janeiro

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de até 60 km/h na faixa central do Rio Grande do Sul, no centro, oeste/sudoeste e norte do Paraná, no centro, oeste e noroeste de São Paulo, na serra fluminense e região dos Lagos, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Zona da Mata de Minas Gerais, em Goiás (exceto norte/nordeste do estado), no sul e leste de Mato Grosso do Sul, no centro, leste e noroeste do Mato Grosso, no norte do Tocantins, extremo sul do Maranhão noroeste do Amazonas e norte de Roraima

 

Atenção para chuva moderada no litoral de Alagoas e de  Pernambuco

 

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 21% e 30% no centro, norte e sudoeste da Bahia, no interior do Piauí e do Maranhão e no sertão do Nordeste.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias