Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O que é um eclipse solar

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

com colaboração de Marcos Calil (Momento Astronômico)

 

No próximo sábado, 14 de outubro de 2023, algumas áreas do Norte e do Nordeste do Brasil serão das poucas regiões do planeta que poderão ver um eclipse solar anular completo.

 

Mas você sabe o que é um eclipse? Este é um nome genérico de um fenômeno que ocorre em os corpos celestes. 

Saiba agora o que é um eclipse solar e suas diferentes formas de ocorrência.

 

 

O que é um eclipse solar? (Foto: Getty Images)

 

Não perca nesta terça-feira, 10 de outubro: live do eclipse solar anular. Acompanhe pelos canais da Climatempo no youtube e no Instagram!


 
Eclipse em Astronomia


Originado do grego, εκλιπσειε, a palavra eclipse significa “desaparecimento”. Sendo assim, tomando como base a origem da palavra eclipse, podemos afirmar que para Astronomia, um eclipse é o desaparecimento total ou parcial de um objeto celeste pelo outro.

 

No céu, ocorrem diversos eclipses como, por exemplo, quando uma das luas de Júpiter é eclipsada por Júpiter ou uma ocultação de estrela pela Lua, que não deixa de ser um eclipse, quando pensamos na origem da palavra. Mas, o destaque maior para os amantes da Astronomia Observacional ocorre quando temos um Eclipse Solar ou um Eclipse Lunar.

 

 

 

Diferença entre um eclipse solar e lunar


A diferença entre um eclipse solar e lunar é que o Eclipse Solar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Lua – Terra, enquanto, um Eclipse Lunar ocorre quando temos um alinhamento entre Sol – Terra – Lua. 

 

 

Como ocorre um eclipse solar

 

 

Como ocorre um eclipse solar

 

Tipos de eclipses solares


Os Eclipses Solares são classificados em três tipos, sendo:

1- Eclipse Solar Anular

2- Eclipse Solar Total

3- Eclipse Solar Parcial

 

Existe ainda uma quarta classificação de Eclipse Solar, que é o chamado Eclipse Solar Híbrido que é a ocorrência do Eclipse Solar Total num determinado local de observação e a ocorrência do Eclipse Solar Anular em outro local de observação. Isso significa que, observadores em locais distintos, podem observar Eclipses Solares distintos, apesar de se tratar do mesmo evento.

 

Estes são os três tipos de eclipses que podemos observar.

 

Tipos de eclipses solares: anular, total e parcial

 

 

Eclipse Solar Anular


O Eclipse Solar Anular ocorre quando a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, não possui distância suficiente da Terra para conseguir encobrir todo o disco solar. Por esse motivo, a Lua estará mais afastada da Terra. Daí, temos um aspecto de anel de fogo como ilustrada na primeira imagem da figura 1.

 


Eclipse Solar Total


Eclipse Solar Total ocorre quando o disco lunar consegue encobrir todo o disco solar. Isso ocorre quando a Lua, localizada entre a Terra e o Sol, possui distância suficiente da Terra para conseguir encobrir todo o disco solar. Por esse motivo, a Lua estará mais próxima da Terra. Daí, temos um aspecto do Sol eclipsado totalmente pela Lua como ilustrada na segunda imagem da figura 1.

 


Eclipse Solar Parcial


Eclipse Solar Parcial ocorre quando o disco lunar encobre parcialmente o disco solar. Neste caso, o Sol apresenta um aspecto “cortado” como ilustrada na terceira imagem da figura 1.

 

Curiosidade


Um fato curioso sobre o Eclipse Solar Parcial é que para que este tipo de eclipse possa ocorrer em algum lugar, quer seja na Terra ou fora dela, teremos a ocorrência do Eclipse Solar Anular e/ou a ocorrência do Eclipse Solar Total. 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias