Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Massa de ar polar traz frio intenso ao sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Após a passagem de uma frente fria que trouxe chuvas intensas para os estados do sul do Brasil, uma nova mudança de tempo afeta a região. Uma massa de ar polar está ingressando no sul do país, trazendo consigo temperaturas mais baixas do que as registradas nos últimos dias. Nesta quinta-feira, já foi possível sentir a chegada do frio, com cidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina reportando manhãs geladas.

 

No Rio Grande do Sul, os termômetros despencaram, registrando nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) temperaturas como 4,1ºC em Jaguarão, 4,2ºC em Santana do Livramento, 5,3ºC em Caçapava do Sul, 5,2ºC em Santiago, 10,8ºC em Rio Pardo e 11,9ºC em Erechim. Santa Catarina também não escapou do frio, com cidades como São Miguel do Oeste marcando 13,2ºC, Xanxerê com 12,9ºC e São Joaquim registrando 12,6ºC.

 

A massa de ar frio deve ganhar amplitude na sexta-feira 13 de outubro, mantendo o frio na região. O sol deverá aparecer entre algumas nuvens, principalmente do extremo sul gaúcho ao sudoeste do Paraná. O destaque da previsão é a possibilidade de geada na Campanha Gaúcha durante a manhã. Essa notícia é particularmente importante e merece atenção para todas as áreas do estado, já que o Rio Grande do Sul é responsável por uma parcela significativa da produção nacional de uvas, com uma média de 559.034 toneladas por ano no triênio 2018-2020 segundo Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul. As videiras são sensíveis a geadas tardias. 

 

Para o sábado, 14 de outubro, o frio continuará na região, com a maior parte dos três estados do Sul mantendo um tempo firme, especialmente do sul gaúcho ao norte do Paraná. No domingo, 15 de outubro, o tempo voltará a ficar instável no Rio Grande do Sul, mas a temperatura se elevará devido ao afastamento da massa de ar frio.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias