Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta: frente fria provoca mais temporais no Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

O mês de outubro começou com muita chuva sobre a Região Sul do país, deixando várias cidades em situação de emergência. Há alerta para mais temporais ao longo desta semana e a situação volta se agravar. Vale lembrar que a chuva em Florianópolis, capital de Santa Catarina, já superou a média para o mês que é de 153mm, com praticamente o dobro do esperado; pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado no mês de outubro subiu para 299,4 mm. 

 

Nesta segunda-feira (16), a passagem de uma frente fria, combinada com a circulação dos ventos, volta a deixar a Região em alerta. Os acumulados de chuva podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, os acumulados médios de precipitação entre a segunda e a terça-feira (17), variam de  80 a 150mm no grande oeste catarinense, de 70 a 100mm nos planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do estado (grande Florianópolis, litoral sul, Médio e Baixo Vale do Itajaí), os volumes acumulados variam de 40 a 70 mm, com pontuais mais elevados e o risco para temporais é menor. 

 

GettyImages-104263158

Foto: Getty Images

 

Volume de chuva alto no Paraná

 

A última semana também foi de muita chuva no estado paranaense, com acumulados que superaram 100mm em muitos municípios em um curto período. Este outubro já está sendo o mais chuvoso em Curitiba desde 2018, quando choveu 278,4 mm, de acordo com o Inmet. A chuva volta aumenta de forma significativa, também, ao longo desta semana, com o potencial para acumulados altos entre a terça e a quarta-feira (18). Os municípios nessas áreas devem ficar em alerta devido ao elevado risco de transtornos. Chuvas intensas também atingirão o centro-leste paranaense, incluindo a região metropolitana de Curitiba. 

 

Temporais no norte e oeste gaúcho 

 

As instabilidades voltam preocupar os moradores da Fronteira Oeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, o dia começa encoberto e chuvoso - com potencial de temporais já no começo da tarde. As áreas de Serra do estado gaúcho podem receber acumulados elevados. A situação segue ao longo da terça-feira, com a chuva perdendo força somente na quarta, sobre estas regiões, Já a Grande POA, pode receber pancadas moderadas a forte nos próximos dias, com uma trégua na quarta e na quinta.

 

Somente a partir do meio da semana é que o Rio Grande do Sul voltará a ter um tempo mais estável, devido à entrada de uma massa de ar de origem polar que inibirá a formação de nuvens carregadas e causará uma queda nas temperaturas no estado. Enquanto isso, a chuva diminuirá em Santa Catarina, mas ainda persistirão fortes temporais no Paraná.

 

Confira abaixo o mapa de chuva para os próximos dias

 

download

Chuva acumulada de 15/10 a 19/10/2023

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias